11 de set. de 2014

Primários Lição 10: Oferta na casa de Deus

Primários
Lição 10: Oferta na casa de Deus
Texto Bíblico: Marcos 12:41-44
Objetivo: Despertar no aluno o desejo de ofertar com amor.
Versículo para Memorizar: “ Deus ama quem dá com alegria. 2Coríntios 9:7
Frase do dia: A igreja é lugar de ofertar a Deus



LIÇÃO 10 - Oferta na Casa de Deus
Texto Bíblico: Marcos 12.41-44
A paz do Senhor Jesus, queridos professores da Classe de Primários!

CRESCENDO NA GRAÇA E NO CONHECIMENTO

“8. A oferta da viúva (12.41-44)

Marcos termina seu relato sobre as controvertidas discussões entre Jesus e seus oponentes (11.27; 12.40), e passa agora a apresentar, como um alívio bem-vindo, a inspiradora história da viúva (42) e da sua oferta sacrificial.

A arca do tesouro (41) ‘era provavelmente uma seção ou sala em um dos pórticos do Pátio das Mulheres’, no próprio Templo. Na arca do tesouro havia treze receptáculos com a forma de boca de trombeta para receber os vários tipos de ofertas. Diz-se que os contribuintes deveriam declarar a quantia de sua oferta, e o seu propósito. Portanto, Jesus assentou-se defronte da arca do tesouro. Ele provavelmente podia ver e ouvir o que a multidão estava dando.

Enquanto Ele observava... como muitos ricos depositavam muito, apareceu uma pobre viúva que depositou duas pequenas moedas que, juntas, valiam cinco réis (ou meio centavo). Elas eram as menores moedas de cobre em circulação, e representavam a menor contribuição legal que podia ser feita.

Aquele que observa cada vez que a salva da oferta se move pela congregação, chamando os seus discípulos (43), disse-lhes: Esta pobre viúva depositou mais do que todos com suas grandes ofertas. Aqueles que eram ricos contribuíam facilmente do que lhes sobejava (44); a viúva, por amor, deu tudo o que tinha (cf. Phillips, 4.11), todo o seu sustento, colocando-se em uma completa dependência de Deus. Será que essa pobre viúva teria sido uma daquelas cuja casa os escribas haviam devorado? (40). Será que a oferta dos ricos tinha vindo de recursos obtidos através de tal ganância?

A partir desta história, o pobre pode aprender o valor da sua oferta, por mais modesta que seja, e o rico pode descobrir a medida da sua dádiva, por mais generosa que seja.

Dê o que você daria se um anjo
Estivesse esperando a oferta à sua porta.
Dê como você daria se o amanhã
Lhe encontrasse onde não existem mais ofertas.

Dê como você ao Mestre
Se encontrasse Seu olha amoroso.
Dê como daria do seu sustento
Se a própria mão dele viesse receber a sua oferta.”

(Comentário Bíblico Beacon. CPAD. p.301).


SAIBA MAIS...

“Você já se perguntou sobre o que a administração está pensando quando designa mais alunos para uma sala de aula, que já está acima da capacidade recomendável? Que tal quando arte e música são os primeiros programas a terem o seu orçamento reduzido? E quem decidiu durante as férias que paredes verde-lagarto estimulavam o estudo?

Muitas das decisões que mais irritam e tornam difícil o ato de lecionar são tomadas com pequena ou nenhuma contribuição da sua parte. Com freqüência, você tem certeza de que aquelas decisões foram tomadas por pessoas que possivelmente não poderiam ter lecionado um dia sequer em suas vidas.

Não é interessante como o ácido da injustiça pode lhe provocar úlceras sem nenhum efeito notável nos tomadores de decisão? Brevemente, você estará convencido de que enquanto você sofre, eles planejam mais meios de tomar a vida difícil. Nada azeda o doce sabor de ensinar mais rápido do que dar importância às políticas de educação.

Seria melhor e mais produtivo para você agradecer pelos incalculáveis benefícios de ensinar. O sorriso na face de uma criança que entende. Uma tentativa de resposta que a capacidade de raciocinar que vai além daquela que os seus alunos tinham em seus anos iniciais de estudo. A mão entusiástica erguida pelo aluno que sabe que você ficará satisfeito com o conhecimento recém-adquirido — um presente seu.

O apóstolo Paulo advertiu os crentes romanos sobre as pessoas que conheciam A Deus, mas não o glorificaram como Deus nem foram gratas a Ele. Paulo fala sobre os corações tolos e os pensamentos fúteis que tinham. Elas desperdiçaram seu tempo e talentos para criar e adorar ídolos vãos de madeira, quando poderiam andar com o Deus onipotente.

Os professores mais capazes investem suas energias onde sabem que podem fazer diferença - na mente e no coração dos seus alunos.” (Graça diária para professores. CPAD. p.69).

ATIVIDADES

Aproveite a história de hoje para enfatizar às crianças que o valor de uma oferta não é determinado pela quantia de dinheiro que é entregue, mas pela intenção com que esta é oferecida.

Uma oferta entregue de má vontade, por obrigação, tristeza ou para que outras pessoas vejam o quanto você é “bom”, perde totalmente o seu valor. Como diz o versículo-chave, em 2 Coríntios 9.7, “Deus ama ao que dá com alegria.”

Portanto, verifique uma carência de sua turma ou de sua igreja e realize uma campanha para a arrecadação de recursos financeiros, materiais didáticos, alimentos etc. Para isso, mobilize todos os seus alunos com o intuito de divulgar o evento. Confeccione cartazes para divulgação, escolha a data e o local de entrega antecipadamente.


Nenhum comentário:

Poderá também gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...