11 de set. de 2014

Juniores Lição 10: Festa na casa de Deus

Juniores
Lição 10: Festa na casa de Deus.
Texto Bíblico:1 Coríntios 11:23-24
Objetivo: Explicar os motivos pelos quais a igreja deve celebrar a santa ceia.
Versículo para Memorizar: “De maneira que, cada vez que vocês comem deste pão e bebem deste cálice, estão anunciando a morte do Senhor, até que ele venha.” Coríntios 11:26

Lição 10 - Festa na Casa de Deus
O entendimento de Paulo a respeito da Ceia do Senhor se originava de uma...

Texto Bíblico: Mateus 3.13-17; 28.19

CRESCENDO NO CONHECIMENTO

“O Significado da Ceia do Senhor" (11.23-26)

O entendimento de Paulo a respeito da Ceia do Senhor se originava de uma revelação direta de Deus. O apóstolo apresenta a autoridade da sua narrativa ‘fundamentada em um alicerce imutável’. Quando Paulo recebeu o evangelho diretamente de Cristo (Gl 1.11,12), e não do homem, ele também recebeu instruções relativas à Ceia do Senhor. Além disso, ele havia transmitido estas informações à igreja de forma cuidadosa e fiel. Assim, o apóstolo podia afirmar com a segurança e autoridade: Porque eu recebi do Senhor o que também vos ensinei (23).
A Ceia representava a inauguração de um novo pacto de graça, e deveria ser observada como um memorial. Tanto o ‘corpo partido’ quanto o ‘sangue derramado’ deveriam ser considerados como símbolos e não como referências literais ao corpo de Cristo. Quando Jesus disse, isto é o meu corpo que é partido por vós (24), ele não estava fisicamente sentado à mesa. Qualquer idéia sobre uma transformação milagrosa, tanto no pão quanto no vinho, é contrária ao relato como um memorial ou lembrança, e não como meio de salvação.
As afirmações: Fazei isto em memória de mim e Anunciais a morte do Senhor, até que venha (26) confirmam a idéia de que a Ceia é uma lembrança espiritual ou símbolo da morte de Cristo.

Comentário Bíblico Beacon. CPAD. p.329

ATIVIDADES

Assim como na semana passada mencionamos a necessidade de se tocar no assunto do batismo, quero enfatizar a importância de explicar aos alunos o simbolismo da Santa Ceia, até mesmo porque em muitas igrejas as crianças encontram-se dentro do templo enquanto ela é celebrada.
Enfatize que a Santa Ceia é celebrada para nos lembrarmos do que Jesus fez por nós, pois temos muita facilidade para esquecer as coisas.
Pergunte a seus alunos, antes de introduzir o assunto, se eles gostam de guardar lembranças de momentos bons que tenham vivido. Ouça as respostas deles e diga: “As fotos são um grande exemplo disso, não é mesmo?” Todas as vezes que olhamos para uma foto recordamos aquele momento que vivemos sozinhos, com a família, ou com amigos.
Após esse exemplo, faça a aplicação para os alunos, reforçando a ideia que a Santa Ceia funciona como uma foto, nos ajudando a lembrar daquele dia tão especial em que Jesus deu a sua vida por nós.

Nenhum comentário:

Poderá também gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...