11 de set. de 2014

Jardim de infância Lição 11:Um Professor Particular

Jardim de infância
Lição 11:Um Professor Particular
Texto Bíblico: Atos 8.26-39
Objetivo da Lição:Que a criança disponha-se a pregar e a ensinar a Palavra de Deus aos coleguinhas não salvos.
Versículo visualizado: “Como posso entender se ninguém me explicar”  Atos 8.31
Palavra do Dia: EXPLICAR
Lembrancinhas:
Atividade:
Dê a criança uma caixa d fósforo (apenas a parte interna) , duas rodelas de papel cartão do tamanho de uma moeda de dez centavos, dois pedaços de varetas de 8cm de comprimento, e cola.
Ensine a criança a colar as rodas uma em cada lado da caixa, conforme o modelo. Faça o mesmo com as varetas. Pronto está feita a carruagem do importante empregado da rainha!
Outra dica é fazer uma carruagem com caixa de sapatos, vestir bonecos de acordo com a roupas dos personagens da história e usar no momento da contação da história. Depois você pode deixar as crianças brincarem com esse material, pois as crianças aprendem muito por meio da brincadeira.


Lição 11 - Um professor particular
Texto Bíblico: Atos 8.26-39

De professor para professor

Prezado professor, neste domingo o objetivo da lição é que as crianças aprendam a importância de a Palavra de Deus ser ensinada.

• Faça uma recapitulação da aula anterior. Pergunte qual foi a palavra-chave estudada e qual o versículo aprendido.

• A palavra-chave da aula de hoje é “EXPLICAR”. Então, durante o decorrer da aula, repita a frase: “A Palavra de Deus deve ser explicada”.

Para refletir

“Filipe tinha alcançado um bem-sucedido ministério de pregação para grandes multidões em Samaria (8.5-8) e, de forma obediente deixou aquele ministério para viajar por uma estrada deserta. Por Filipe ter ido aonde Deus o enviou, a Etiópia tornou-se uma região aberta às Boas Novas. Siga a liderança de Deus, ainda que lhe pareça um rebaixamento de posição. A princípio você pode não entender os planos de Deus, mas os resultados provarão que o caminho Dele é sempre correto.

A Etiópia está localizada na África, ao sul do Egito. O eunuco obviamente era muito dedicado a Deus, pois viajou uma distância muito longa para adorar em Jerusalém. Na Antigüidade, os judeus tinham contato com a Etiópia (Sl 68.31; Jr 38.7); talvez o etíope fosse um gentio convertido ao judaísmo. Por ser o ‘superintendente de todos os tesouros’ da Etiópia, a conversão do eunuco permitiria que o cristianismo chegasse as altas esferas do poder de outra nação. Este foi o início da expansão do evangelho até ‘os confins da terra” (1.8).

Trecho extraído de: Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal.  Rio de Janeiro, CPAD, 2004.


Regras Práticas para os Professores

“Misericórdia é alguém não receber a punição que merece. O que a justiça exige, a misericórdia perdoa. Uma das marcas do caráter de Deus consiste no fato de que algumas vezes Ele lhe dá uma outra chance para resolver as coisas. Uma razão para fazer isso é que Ele o ama, mas a outra é que você possa gerar frutos de misericórdia estendendo-a aos outros.
Os grandes desafios de amar o seu próximo como a si mesmo e de amar seu inimigo dependem da misericórdia. Antes de debater se alguém merece ou não misericórdia, considere se mais pode ser feito executando a justiça ou estendendo a compaixão.
Quando você trabalha com jovens, a misericórdia é quase uma exigência diária enquanto você pondera, ensinando o que é certo e deixando que os seus alunos aprendam com os seus próprios erros. Às vezes você precisa mostrar às crianças que os fracassos não são o veredicto final sobre eles como pessoas. A situação de cada criança precisa ser tratada individualmente enquanto você confia que Deus lhe dará o discernimento.”

Texto extraído: Graça diária para professores. CPAD. p.278).

Sugestões de Atividade

Sente-se com as crianças em círculo. Coloque os visuais de cabeça para baixo e solicite um voluntário para escolher um deles e explicar aos outros a que parte da história se refere. Assim que ele terminar, solicite a participação de outra criança.


Nenhum comentário:

Poderá também gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...