17 de out. de 2014

Maternal Lição 03: Louve a Deus porque Ele nos ouve!

Maternal
Lição 03: Louve a Deus porque Ele nos ouve!
Texto Bíblico: 1 Samuel 1.1-20;
Objetivo: Que a criança sinta o desejo de louvar a Deus porque Ele ouve as nossas orações.
versículo visualizado:
 “ Eu louvo a Deus porque porque ele não deixou de ouvir a minha oração...”
Salmos 66.20
Palavra do dia:: Oração
Lembrancinhas:

Lição 03 - Louve a Deus porque Ele nos ouve!

Texto Bíblico 1 Samuel 1.1-20; 2.1-10

De professor para professor

Prezado professor, neste domingo as crianças terão a oportunidade singular de compreenderem o significado da palavra “ORAÇÃO”. O objetivo é que elas sintam o desejo de louvar a Deus porque Ele ouve as nossas orações.

• Faça uma recapitulação da aula anterior. Pergunte qual foi a palavra-chave estudada e qual o versículo aprendido.

• A palavra-chave da aula de hoje é “oração”. Então, durante o decorrer da aula, repita a frase: “Vamos louvar ao Papai do céu que ouve as nossas orações.”

Para refletir

• Ana louvou a Deus em forma poética pela resposta de suas petições por um filho. O tema de sua oração é sua confiança na soberania do Senhor e sua gratidão por tudo o que Deus fez por ela. Maria, a mãe de Jesus, tomou-a como modelo para seu próprio hino de louvor, que o chamamos de magnífico (Lc 1.46-55). Como Ana e Maria, devemos confiar no controle definitivo do Senhor sobre os acontecimentos em nossas vidas e ser gratos pela forma como Deus nos abençoa. Ao louvarmos ao Senhor por todas as suas boas dádivas, reconhecemos seu controle soberano sobre todas as situações de nossa vida.

Trecho extraído e adaptado de: Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal. Rio de Janeiro, CPAD.

Regras Práticas para os Professores

Como podemos ser eficientes em ensinar as crianças de um modo que agrade a Deus?

Vamos apresentar, a cada semana, um plano que pode auxiliá-lo a realizar esta tarefa. Vamos chamar este plano de “Ciclo Educacional Para Ensinar Crianças”. O ciclo educacional fornece orientações pelas quais um ministério de ensino eficaz pode ser planejado e programado.

Metas e Objetivos

Como devemos satisfazer as necessidades da criança?

Aqui estão doze metas para a escola, igreja ou casa.

1.    Apresente cada criança à Bíblia como a santa Palavra de Deus.
2.    Lance os fundamentos para as primeiras doutrinas bíblicas no nível mental e espiritual da criança.
3.    Leve cada criança a Jesus Cristo.
4.    Forneça um programa equilibrado de adoração, instrução, comunhão e expressão.
5.    Dê oportunidades para o ensino de qualidade da Palavra de Deus — conteúdo e aplicação.
6.    Saiba e entenda as características e necessidades das crianças de todas as faixas de idade.
7.    Forneça um programa de treinamento contínuo para todos os professores e pais.
8.    Providencie instalações e equipamentos adequados.
9.    Incentive a diversidade na seleção e uso de métodos e materiais criativos em todos os ministérios com crianças.
10.  Mantenha registros para o acompanhamento de visitantes e ausentes.
11. Estimule os líderes, professores e pais a avaliarem seus ministérios, reparando nos pontos fortes e fracos com metas específicas para melhoramentos.

Continuaremos na próxima semana com as diretrizes que uma programação eficaz para crianças deve incluir.

Trecho extraído de: Manual de Ensino Para o Educador Cristão. Rio de Janeiro: CPAD, 1999.

Atividade lúdica

Ana louvou a Deus porque Ele ouviu suas orações. Para reforçar o ensino da lição, você poderá preparar um cartaz com vários envelopes coloridos com o nome dos seus alunos. Depois de contar a história bíblica, distribua folhas de papel e lápis de cor.  Todas as crianças deverão desenhar algo que gostariam de receber de Deus. Depois, elas vão colocar os desenhos nos envelopes.  Em seguida ore com todos os alunos. Diga que o Papai do céu sempre ouve e responde as nossas orações, por isso vamos louvar o seu nome. 



Nenhum comentário:

Poderá também gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...