26 de jun. de 2014

Maternal Lição 13: Jesus leva para o céu

Maternal 

Lição 13:  Jesus leva para o céu
Texto Bíblico: Lucas  24.50-52, Atos 19-12
Objetivo: Aprender que estamos aguardando a volta de Jesus a qualquer momento
Versículo visualizado: “Jesus disse: Voltarei e os levarei comigo...” João 14.3
Palavra do dia: CÈU






·                            Lição 13 - Jesus leva para o céu


Texto Bíblico: Lucas 24.50-52; Atos 1.9-12

De professor para professor
Prezado professor, neste domingo o objetivo da lição é fazer com que as crianças aprendam que estamos aguardando a volta de Jesus. 

• Faça uma recapitulação da aula anterior. Pergunte qual foi a palavra-chave estudada e qual o versículo aprendido. 
• A palavra-chave da aula de hoje é “CÉU”. Então, durante o decorrer da aula repita a frase: “Só Jesus pode nos levar para o céu”.

Para refletir
• “Após passar 40 dias com seus discípulos, Jesus retornou ao céu. Os dois homens vestidos de branco eram anjos que proclamaram aos discípulos que um dia Jesus retornaria da mesma maneira que partiu: física e visivelmente. 

Devemos estar prontos para o retorno subido de Jesus (1 Ts 5.2), não andando a esmo, olhando para o céu, e assim, trabalhando arduamente para compartilhar as Boas Novas de forma que outros também possam tornar-se participantes das grandes bênçãos de Deus”
(Extraído da: Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, CPAD)

• Professor, “a criança do maternal deleita-se com expressões corporais exageradas. Portanto, não poupe energia. Pule, dramatize, gesticule, faça caras... E sempre que cabível, estimule-os a fazer o mesmo. Eles estarão se divertindo enquanto aprendem ” (Marta Doreto). 

• Professor, “cremos que a criança do maternal já pode tomar a mais importante decisão de sua vida: receber a Cristo como Salvador. A criança estará apta a fazer isso a partir do momento que passar a distinguir entre o certo e o errado, entre o bem e o mal ” (Marta Doreto). 

Regras Práticas para os Professores 
Que métodos e materiais devemos usar?

As crianças aprendem ativamente, pensam concretamente, gostam de ficar envolvidas e fazem descobertas. Porque as crianças são assim, o ministério de ensino bíblico tem de proporcionar experiências de primeira mão — usando todos os cinco sentidos. Quanto mais envolvimento e interação a criança tiver com a Palavra de Deus e o professor, mais eficaz será a lição.

Usamos métodos de ensino como versículo. A atividade, unida com a conversa dirigida enfocando a Palavra de Deus, contribui para o entendimento da criança e a aplicação que ela faz do que aprendeu. Vários princípios aplicam-se quando se trata de escolher e usar métodos e materiais para crianças: 

Continuação
4. Dê instruções claras para atividades de aprendizagem. Se as crianças já sabem ler, escreva as orientações no quadro. Os professores devem circular pela sala de aula para terem certeza de que cada criança entende o que deve ser feito.

5. Perguntas planejadas ajudam as crianças a refletir sobre o que estão fazendo. Não é suficiente que as crianças saibam e entendam um conceito. Elas também devem saber pô-lo em prática. Perguntas habilmente feitas auxiliam as crianças a chegar às suas próprias conclusões.

6. Orientação e incentivo mantêm as crianças motivadas durante a atividade de aprendizagem. Algumas atividades podem levar 20 a 30 minutos para acabar. Lembre-se do estreito tempo de atenção da criança. Continue orientando e encorajando com elogios específicos para trabalho em execução. 

(Continua na próxima semana).
(Extraído e adaptado do livro: Manual de Ensino para o Educador Cristão, CPAD)

Atividade Manual
Realize as atividades sugeridas na revista do Mestre, página 96.

Nenhum comentário:

Poderá também gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...