18 de jun. de 2014

Jardim de Infância Lição 12:O menino Jesus visita a casa de Deus

Jardim de Infância 

Lição 12:O menino Jesus visita a casa de Deus
Texto Bíblico: Lucas 2:40-52.
Objetivo: Que a criança empenhe-se em praticar as coisas que a farão crescer em sabedoria.
Versículo visualizado: “...É o Senhor quem dá sabedoria...”Provérbios 2.6
Palavra do dia: SABEDORIA





·                            . Lição 12 - O menino Jesus visita a Casa de Deus



Texto Bíblico: Lucas 2.40-52

De professor para professor
Prezado professor, neste domingo o objetivo da lição é fazer com que as crianças empenhem-se em praticar as coisas que a farão crescer em sabedoria.

• Faça uma recapitulação da aula anterior. Pergunte qual foi a palavra-chave estudada e qual o versículo aprendido. 

• A palavra-chave da aula de hoje é “SABEDORIA”. Então, durante o decorrer da aula repita a frase: “É Deus quem nós dá sabedoria.”

Para refletir
• “Em Lucas 2.46-52 temos o primeiro sinal de que Jesus tinha consciência de que era Filho de Deus. Embora conhecesse o seu verdadeiro Pai, Ele não rejeitou seus pais terrenos. Jesus voltou para Nazaré com eles e viveu sob a autoridade deles por mais de 18 anos aproximadamente. O povo de Deus não deve desprezar os relacionamentos e as responsabilidades familiares. Se o Filho de Deus submeteu-se a seus pais humanos, muito mais nós devemos”.

(Extraído da: Bíblia do Estudante Aplicação Pessoal, CPAD)

• Professor, “aos cinco anos e meio, a criança pode tornar-se muito emotiva, desejando ser a mais amada, ser sempre a primeira e ter tudo para si. Não suporta perder, esperar pela sua vez, repartir com outros. Tem de ter sempre razão, precisa sempre ganhar, e exige que lhe façam elogios” (Elaine Cruz, Amor e Disciplina para Criar Filhos Felizes).

Regras Práticas para os Professores 

Métodos e Materiais

Que métodos e materiais devemos usar?

As crianças aprendem ativamente, pensam concretamente, gostam de ficar envolvidas e fazem descobertas. Porque as crianças são assim, o ministério de ensino bíblico tem de proporcionar experiências de primeira mão — usando todos os cinco sentidos. Quanto mais envolvimento e interação a criança tiver com a Palavra de Deus e o professor, mais eficaz será a lição.
Usamos métodos de ensino como versículo. A atividade, unida com a conversa dirigida enfocando a Palavra de Deus, contribui para o entendimento da criança e a aplicação que ela faz do que aprendeu. Vários princípios aplicam-se quando se trata de escolher e usar métodos e materiais para crianças: 

1.  Todos os métodos, materiais, equipamentos, conversas e orientações devem estar de acordo com a faixa etária da criança.

2.  Ofereça escolhas tão frequentemente quanto possível. Quando permitimos que a criança escolha uma atividade ela se sentirá motivada a terminar essa atividade. Enfoque em um único tema as atividades oferecidas durante uma sessão de ensino.

3.  A variedade é a chave para usar métodos e materiais. O pior método que um professor pode usar neste domingo e o mesmo método usado no domingo passado. Varie as atividades de aprendizagem. Utilize métodos diferentes ao contar histórias bíblicas. Mantenha vivo o elemento surpresa. 

(Continua na próxima semana).

(Extraído e adaptado do livro: Manual de Ensino para o Educador Cristão, CPAD)

Atividade 
1.  Teste de Inteligência. Espalhe diversos objetos no chão, com as crianças sentadas em volta. Você dirá o nome de uma atividade, e as crianças apanharão o objeto a ela relacionada. Exemplo: escrever/lápis ou caderno; cozinhar/panelinha; telefonar/celular. Ao final da brincadeira, elogie-lhes a inteligência.

2.  Teste de memória. Diversos objetos no chão, com as crianças sentadas em volta. Deixe que elas observem os objetos por alguns instantes, e depois mande que fechem os olhos. Você retira um objeto e manda abrir os olhos. Elas deverão dizer que objeto está faltando e qual a sua cor. Terminada a brincadeira, elogie-lhes a memória. Realize as atividades sugeridas na revista do Mestre, página 92.

Caso sobre algum tempo para mais uma atividade, sugira que as crianças encenem a história bíblica. 

Nenhum comentário:

Poderá também gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...