9 de jun. de 2014

Jardim de Infância Lição 11: Jesus é apresentado no Templo

Jardim de Infância 
Lição 11: Jesus é apresentado no Templo
Texto Bíblico:
 lucas 2.21-38.
Objetivo: Que a criança seja mais assídua à igreja a fim de aprender mais a conhecer melhor a Deus.
Versículo visualizado: “Que ele me deixe viver na sua casa todos os dias da minha vida...” Salmos 27.4
Palavra do dia: APRENDER






·                            Lição 11 - Jesus é apresentado no Templo

Texto Bíblico: Lucas 2.21-38


De professor para professor
Prezado professor, neste domingo o objetivo da lição é fazer com que as crianças sintam o desejo de serem mais assíduas à igreja, a fim de aprender mais e conhecer melhor a Deus.

• Faça uma recapitulação da aula anterior. Pergunte qual foi a palavra-chave estudada e qual o versículo aprendido. 

• A palavra-chave da aula de hoje é “APRENDER”. Então, durante o decorrer da aula repita a frase: “Deus fica contente quando vamos a sua Casa aprender da Sua palavra.”

Para refletir
• “Quando Maria e José levaram Jesus ao Templo para apresentá-lo a Deus, conheceram um ancião que lhes disse quem era aquela criança. O cântico de Simeão é frequentemente chamado de Nunc Dimitis, porque estas são as primeiras palavras usadas no cântico na tradução latina. Simeão disse que poderia morrer em paz depois de te visto o Messias” 
(Extraído da: Bíblia de Estudos Aplicação Pessoal,  CPAD)

• Professor, “para que o objetivo seja alcançado, estude a lição inteira (explicação do versículo, modo de receber as crianças, história bíblica e aplicação do ensino)” (Marta Doreto).

Regras Práticas para os Professores 

Métodos e Materiais

No mínimo sete categorias ou métodos podem ser empregados com crianças de todas as idades.

1.           Artes manuais. Estas atividades fornecem um modo emocionante e agradável para as crianças aprenderem a Palavra de Deus. Com este tipo de tarefa, os processos de pensamento pelo que a criança passa são mais importantes do que o produto final. Elogio e incentivo específicos são necessários ao longo destas atividades.

2.           Teatro. Uma a imaginação, sentimentos e ações da criança produzir uma experiência de aprendizagem coroada de pleno êxito. As atividades teatrais pode pôr a criança na pele de Daniel quando este estava diante da escritura na parede. Pode até levar as crianças à travessia do mar Vermelho. Tais representações tornam a Bíblia viva!

3.           Comunicação oral. A maioria das crianças gosta de falar e dividir idéias e experiências. Isto ajuda as crianças a desenvolver suas habilidades de memorizar a Bíblia, ouvir, resolver problemas e compartilhar necessidades e pedidos. 

4.           Música. O Salmo 150 diz: Louvai-o com o som de trombeta; [...] com o saltério e a harpa; [...] com o adufe e a flauta” (Sl 150.3,4). As crianças podem adorar e louvar ao Senhor com suas vozes e com instrumentos musicais simples. A música pode ser usada durante os momentos de adoração, de forma que as crianças sejam encorajadas a responder a Deus pela Palavra e Seus atos poderosos.

5.           Jogos bíblicos. As crianças adoram jogar e aprender. Jogos bíblicos ajudam as crianças a aprender o assunto e a se lembrar de verdades específicas. 


Métodos e materiais criativos são ferramentas valiosas para auxiliar as crianças a conhecer, entender e aplicar a Palavra de Deus. É crucial que professores e pais sejam treinados no uso eficaz dos diversos métodos e materiais disponíveis. 
(Extraído e adaptado do livro: Manual de Ensino para o Educador Cristão, CPAD)

Atividade 
“Diga o nome de um personagem ou objeto da história, e as crianças dirão alguma coisa sobre ele. Exemplo: pombinhos = José e Maria levaram dois pombinhos quando foram apresentar o bebê Jesus. Ana = a viúva idosa que estava todos os dias no Templo”(Marta Doreto).

Realize as atividades sugeridas na revista do Mestre, página 89.

Caso sobre algum tempo para mais uma atividade, sugira que as crianças encenem a história bíblica. 

Nenhum comentário:

Poderá também gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...