26 de jun de 2014

Jardim de Infância Lição 13: Jesus expulsa do templo os vendedores

Jardim de Infância 
Lição 13:  Jesus expulsa do templo os vendedores
Texto Bíblico: Mateus 21.12,13 João 2.13-17
Objetivo: Após a criança participar ativamente das experiências de ensino bíblico aprenderá a ter reverência na casa de Deus.
Versículo visualizado: “..O meu amor pela tua casa, Ó Deus, queima dentro de mim como fogo.” João 2.17
Palavra do dia: REVERÊNCIA







·                            Lição 13 - Jesus expulsa do Templo os vendedores

Texto Bíblico: Lucas 21.12,13; João 2.13-17


De professor para professor
Prezado professor, neste domingo o objetivo da lição é fazer com que as crianças aprendam a ter reverência na Casa de Deus.

• Faça uma recapitulação da aula anterior. Pergunte qual foi a palavra-chave estudada e qual o versículo aprendido. 

• A palavra-chave da aula de hoje é “REVERÊNCIA”. Então, durante o decorrer da aula repita a frase: “Na Casa de Deus eu tenho que ter reverência.”

Para refletir
• “O Templo ficava sempre repleto de pessoas durante a Páscoa, recebendo milhares de visitantes que moravam em outras cidades. Os líderes religiosos tumultuaram ainda mais o ambiente ao permitir que cambistas muitas vezes cobravam taxas de câmbios exorbitantes. Também era exigido que o povo fizesse sacrifícios pelos pecados. Por causa das longas viagens, muitos não podiam transportar seus animais até Jerusalém, para o sacrifício; e quando o faziam, os animais eram rejeitados por suas imperfeições. Por esta razão, os comerciantes de animais tinham um negócio próspero no pátio do Templo. O preço cobrado na área do Templo era muito maior do que em qualquer outro lugar. Jesus se irou por causa da desonestidade e das práticas gananciosas dos cambistas e comerciantes; repugnou a presença deles no pátio do Templo, pois era um desrespeito à Casa de Deus, um local de adoração”.

(Extraído da: Bíblia do Estudante Aplicação Pessoal, CPAD)

• Professor, “as crianças de cinco e seis anos são perfeitamente capazes de respeitar e cumprir regras, desde que lhe sejam claras. Apreciam e submetem-se à organização do espaço e das atividades em sala de aula, uma vez que o professor explique claramente o que se espera delas” (Marta Doreto).

Regras Práticas para os Professores 

Métodos e Materiais

Continuação

Que métodos e materiais devemos usar?

As crianças aprendem ativamente, pensam concretamente, gostam de ficar envolvidas e fazem descobertas. Porque as crianças são assim, o ministério de ensino bíblico tem de proporcionar experiências de primeira mão — usando todos os cinco sentidos. Quanto mais envolvimento e interação a criança tiver com a Palavra de Deus e o professor, mais eficaz será a lição.

Usamos métodos de ensino como versículo. A atividade, unida com a conversa dirigida enfocando a Palavra de Deus, contribui para o entendimento da criança e a aplicação que ela faz do que aprendeu. Vários princípios aplicam-se quando se trata de escolher e usar métodos e materiais para crianças: 

4. Dê instruções claras para atividades de aprendizagem. Se as crianças já sabem ler, escreva as orientações no quadro. Os professores devem circular pela sala de aula para terem certeza de que cada criança entende o que deve ser feito.

5. Perguntas planejadas ajudam as crianças a refletir sobre o que estão fazendo. Não é suficiente que as crianças saibam e entendam um conceito. Elas também devem saber pô-lo em prática. Perguntas habilmente feitas auxiliam as crianças a chegar às suas próprias conclusões.

6. Orientação e incentivo mantêm as crianças motivadas durante a atividade de aprendizagem. Algumas atividades podem levar 20 a 30 minutos para acabar. Lembre-se do estreito tempo de atenção da criança. Continue orientando e encorajando com elogios específicos para trabalho em execução. 

(Continua na próxima semana).

Extraído e adaptado do livro: Manual de Ensino para o Educador Cristão, CPAD.

Atividade 
Realize as atividades sugeridas na revista do Mestre, página 96.

Caso sobre algum tempo para mais uma atividade, sugira que as crianças encenem a história bíblica. 

Nenhum comentário:

Poderá também gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...