28 de jul. de 2014

MATERNAL Lição 05: A oração que tirou o amargo.

MATERNAL
Lição 05: A oração que tirou o amargo.
Texto bíblico: Êxodo 15:22-27
Objetivo: Ensinar que devemos orar em vez de reclamar.
Versículo para memorizar: “Façam tudo sem queixas...” Filipenses 2:14
Palavra chave: RECLAMAR


Lembrancinhas:

Lição 05 - A oração que tirou o amargo

Texto Bíblico: Êxodo 6.22-27

I - De professor para professor

Prezado professor, neste domingo o objetivo da lição é fazer com que as crianças aprendam que devemos orar em vez de reclamar.

• Faça uma recapitulação da aula anterior. Pergunte qual foi a palavra-chave estudada e qual o versículo aprendido.

• A palavra-chave da aula de hoje é “RECLAMAR”. Então, durante o decorrer da aula repita a frase: “Em vez de reclamar, precisamos orar”.

II - Para refletir

• “À medida que os israelitas se viam frente a perigos, escassez e dificuldades, eles se queixavam amargamente. Mas, como sempre, Deus atendeu às necessidades deles.

Circunstâncias difíceis muitas vezes nos levam ao estresse e, naturalmente, reclamamos. Na verdade os israelitas queriam uma vida mais fácil. Sob a pressão do momento, não conseguiam enxergar nem focar a causa de seu estresse (a falta de confiança em Deus).

Quando estiver sob pressão, procure resistir à vontade de reclamar. Em vez disso, lembre-se do poder e da sabedoria de Deus para ajudá-lo a enfrentar a causa de seu estresse ”.

Adaptado da: Bíblia do Estudante  Aplicação Pessoal, CPAD

• Professor, “o quarto ano de vida é importante para a construção do processo de abstração: a criança consegue se situar ao longo do tempo (passado, presente e futuro), vendo-se em um processo contínuo, além de ser capaz de abstrair situações, conceitos e ações. Assim, pode reagir às situações presentes, às imagens do passado e a planos e elaborações futuras” (Elaine Cruz).

III - Regras Práticas para os Professores

“A imitação é a primeira forma de aprendizagem da criança. Quando ela dá seu primeiro sorriso, por volta das primeiras semanas, ela nada mais faz do que imitar o sorriso de alguém. Assim, ela sorri porque vê outro sorrir, porque imita, não porque é boazinha, ou tenha intenção de agradar à outra pessoa — a simpatia só vai acontecer por volta do terceiro ano de vida!

Do mesmo modo, ao longo do seu desenvolvimento, ela vai assimilando e aprendendo mais pelos exemplos das outras pessoas do que pelas palavras. Pais que querem ensinar seus filhos a comerem legumes, não podem comer só hambúrguer e batata frita. Pais que desejam filhos mansos e educados, precisam ser primeiro mansos e educados!”.

Extraído do livro: Amor e Disciplina para Criar Filhos Felizes, Elaine Cruz, CPAD

• Atividade Manual

Realize as atividades sugeridas na revista do Mestre, página 18.


Nenhum comentário:

Poderá também gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...