3 de jul de 2014

Maternal - Lição 01 - Deus atende ao pedido de Raquel

Maternal – Ano 2
Revista 7  e 8 - 2º Semestre de   2014



Revista 7 – 3º trimestre
Tema: Podemos falar com Deus
Sumário:
Lição 01- Deus atende ao pedido de Raquel
Lição 02- A oração que parou o sol e a lua
Lição 03- A oração de um bom visinho
Lição 04- A oração que fechou a boca dos leões
Lição 05- A oração que tirou o amargo
Lição 06- A oração que fez água jorrar da pedra
Lição 07- Orar para ter certeza!
Lição 08- A rainha que orou a Deus
Lição 09- Orando por um amigo
Lição 10- A oração de dois homens
Lição 11- Orando pelos doentes
Lição 12- A oração que fez os olhos se abrirem
Lição 13- A oração que abriu as portas da prisão

MATERNAL

Lição 01 -  Deus atende ao pedido de Raquel 
Texto Bíblico : Gênesis 30.1-24
Objetivo: Que a criança aprenda que  Deus ouve e responde as nossas orações.
Para guardar no coração:”...Ele me escuta... e atende as minhas orações.”Salmos 6.9
Palavra-chave : ESPERAR




Lição 01 - Deus atende ao pedido de Raquel
Texto Bíblico Gênesis 30.1-24

De professor para professor

Prezado professor, neste domingo o objetivo da lição é fazer com que as crianças aprendam que Deus ouve e responde as nossas orações. 

• Faça uma recapitulação da aula anterior. Pergunte qual foi a palavra-chave estudada e qual o versículo aprendido. 

• A palavra-chave da aula de hoje é “ESPERAR”. Então, durante o decorrer da aula repita a frase: “Podemos esperar em Deus, pois Ele responde as nossas orações”.

Para refletir

• “A infertilidade de Rebeca não era uma preocupação sem importância para Isaque e muito menos para ela, sobre quem tal condição impunha uma carga especialmente pesada. Naqueles dias, muita gente considerava a esterilidade uma indicação do desagrado divino. No mínimo, sua infertilidade a privava da maior ambição de toda mulher hebréia — dar à luz um filho. E, para Isaque, significava ser privado de um herdeiro.
Um interessante entendimento paralelo acha-se na frase ‘orou instantemente ao Senhor por sua mulher’. O sentido literal dessas palavras é “diretamente na frente dela”. Fica implícito que Isaque se aliou a Rebeca, na súplica por um problema que lhe era comum. Isso introduz um princípio de grande significado na oração: a concordância de mais de uma pessoa (eram só dois), em oração, aumenta grandemente a eficácia desta. Pois, ‘também vos digo que, se dois de vós concordarem na terra acerca de qualquer coisa que pedirem, isso lhes será feito por meu Pai, que está nos céus’ (Mt 18.19)” (Extraído de O Espírito nos Ajuda a Orar, Robert L. Brand, CPAD).

• Professor, “por volta dos três anos ocorre a chamada ‘crise de personalidade’, onde a criança adota um ponto de vista exclusivo e unilateral: o seu. Passa a ter uma personalidade particular e constante, com uma perspectiva própria, situando os outros em relação a si mesma ”.

Extraído de Amor e Disciplina Para Criar Filhos Felizes, Elaine Cruz, CPAD

Regras Práticas para os Professores 

No mínimo sete categorias ou métodos podem ser empregados com crianças de todas as idades. 

1. Artes manuais. Estas atividades fornecem um modo emocionante e agradável para as crianças aprenderem a Palavra de Deus. Com este tipo de tarefa, os processos de pensamento pelos que a criança passa são mais importantes do que o produto final. Elogio e incentivos específicos são necessários ao longo destas atividades. 

2. Teatro. Uma a imaginação, sentimentos e ações da criança para produzir uma experiência de aprendizagem coroada de pleno êxito. As atividades teatrais pode pôr a criança na pele de Daniel quando este estava diante da escritura na parede. Pode até levar as crianças à travessia do mar Vermelho. Tais representações excitantes tornam a Bíblia viva!

3. Comunicação oral. A maioria das crianças gosta de falar e dividir ideias e experiências. Isto ajuda as crianças a desenvolver suas habilidades de memorizar a Bíblia, ouvir, resolver problemas e compartilhar necessidades e pedidos. 

(Continua na próxima semana).

(Extraído do livro Manual de Ensino para o Educador Cristão, CPAD).
• Atividade Manual

Realize as atividades sugeridas na revista do Mestre, página 5.


Nenhum comentário:

Poderá também gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...