11 de jul de 2014

MATERNAL Lição 02 - A oração que parou o sol e lua

MATERNAL

Lição 02 -  A oração que parou o sol e lua
Texto Bíblico : Josué 10.1-5
Objetivo: Que a criança aprenda que nada é difícil demais para Deus. Ele pode fazer qualquer coisa para responder nossas orações 
Para guardar no coração:”...Quando as pessoas... chamam o Senhor, ele as ouve,,,” Salmos 34.17
Palavra-chave : “ATENDER”



Lição 02 - A oração que parou o sol e lua

Texto Bíblico Josué 10.1-5


De professor para professor

Prezado professor, neste domingo o objetivo da lição é fazer com que as crianças aprendam que Deus ouve e responde as nossas orações. 

• Faça uma recapitulação da aula anterior. Pergunte qual foi a palavra-chave estudada e qual o versículo aprendido. 

• A palavra-chave da aula de hoje é “ATENDER”. Então, durante o decorrer da aula repita a frase: “Papai do céu atende as nossas orações”.

Para refletir

• “Como o sistema solar parou? É claro que em relação à terra o sol está sempre imóvel — é a terra que gira em torno do sol. Mas a terminologia usada em Josué não deveria causar-nos dúvidas quanto ao milagre. Afinal, não ficamos confusos quando alguém diz que  o sol nasceu ou se põe. A questão é que o dia foi prolongado, não que Deus tenha usado um método particular para prolongá-lo. Duas explicações têm sido dadas sobre como isto aconteceu: (1) a diminuição na velocidade da rotação normal da terra deu a Josué mais tempo, como o idioma original hebraico parece indicar; e (2) alguma refração incomum dos raios solares forneceu horas adicionais de luz. Não importa o método escolhido por Deus; a Bíblia é clara ao afirmar que o dia foi prolongado por um milagre, e que a intervenção de Deus direcionou a batalha em favor do céu povo”

Extraído de: Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, CPAD

• Professor, “o vocabulário de seus alunos é restrito, por isso, evite palavras difíceis que não fazem parte do cotidiano de seus alunos. Procure não utilizar o diminutivo o tempo todo” (Luciana Gaby). 

Regras Práticas para os Professores 

No mínimo sete categorias ou métodos podem ser empregados com crianças de todas as idades. 

(Continuação...)

4. Música. O salmo 150 diz: “Louvai-o com o som de trombeta (150.3,4). As crianças podem adorar e louvar ao Senhor com suas vozes e com instrumentos musicais simples. A música pode ser usada durante os momentos de adoração, de forma que as crianças sejam encorajadas a responder a Deus pela Palavra e Seus atos poderosos.

5. Jogos bíblicos. As crianças adoram jogar e aprender. Jogos bíblicos ajudam as crianças a aprender o assunto e a se lembrar de verdades específicas. Alguns jogos bíblicos podem ser usados para revisar e reforçar  a lição bíblica. 
Métodos e materiais criativos são ferramentas valiosas para auxiliar a criança a conhecer, entender e aplicar a Palavra de Deus. É crucial que os professores sejam treinados no uso eficaz dos diversos métodos e materiais disponíveis.

Extraído do livro: Manual de Ensino para o Educador Cristão, CPAD
• Atividade Manual


Realize as atividades sugeridas na revista do Mestre, página 8.


Nenhum comentário:

Poderá também gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...