22 de ago de 2014

Pré-Adolescentes Lição 08: Ouça e Aprenda!

Pré-Adolescentes
Lição 08: Ouça e Aprenda!
Texto bíblico: 2 Timóteo 1.1-6
Objetivos:
Cultivar um relacionamento melhor com os mais velhos;
Valorizar a aquisição de sentimentos de amizade e demonstração de afeto.
Versículo visualizado: “Fiquem de pé na presença das pessoas idosas e as tratem com todo respeito”.  Levítico
Palavra do dia: Idosos


Lição 08 - Ouça e Aprenda

Quando Paulo escreveu a segunda carta, a Igreja Cristã por todo império estava enfrentando severa perseguição e graves dificuldades. O imperador Nero tinha dado início a uma grande perseguição, em 64 d.C., como parte do seu plano para transferir de si mesmo aos cristãos a culpa pelo grande incêndio em Roma. Esta perseguição espalhou-se pelo império e incluía ostracismo, tortura pública e assassinatos.

Assim, o tom desta carta é melancólico. Paulo, aprisionado pela última vez, sabia que iria morrer. Diferentemente do seu primeiro aprisionamento em Roma, em uma casa em que ele continuava a ensinar (At 28.16,23,30), desta vez provavelmente Paulo estava confinado a uma masmorra fria, esperando a morte (4. 6-8). Enquanto esperava a sua execução, Paulo escreveu ao seu querido amigo Timóteo, um homem mais jovem que era como um filho para ele (1,2). Como Timóteo deve ter apreciado esta última carta do seu mais querido mentor e amigo.

As amáveis palavras de Paulo dão uma ideia do caráter de Timóteo. Depois de anos de trabalho conjunto, os ministérios isolados tinham sido difíceis para estes dois homens. A separação tinha sido dolorosa (1.4). Quando Paulo pensou na fidelidade de seu jovem discípulo, ele lembrou-se de Lóide e Eunice, que tinham contribuído para fé de Timóteo. Com estes exemplos em mente, Paulo sentiu-se incentivado e continuou a oferecer incentivo a Timóteo. O apóstolo detalhou o papel que ele e Timóteo compartilhavam como guardiões, arautos, e ensinadores ou pregadores do Evangelho.

A mãe e a avó de Timóteo, Eunice e Lóide, estavam entre os primeiros convertidos cristãos, possivelmente durante o ministério de Paulo na cidade delas, Listra (At 16.1). Elas tinham transmitido a sua forte fé a Timóteo, apesar de que seu pai, que era grego (At 26.1), provavelmente não fosse crente.

Timóteo tornou-se um grande líder, porque ouviu, guardou e praticou os ensinamentos que recebeu dos mais velhos. O jovem aprendeu com as experiências do apóstolo Paulo e se tornaram grandes amigos. Muitas pessoas afirmam que não pode haver amizade entre os jovens e os mais velhos, pois ambos têm pensamentos diferenciados, mas Paulo e Timóteo provaram que pode e deve haver amizade.

Texto adaptado do: Comentário do Novo Testamento,Aplicação Pessoal, vl2, CPAD


Nenhum comentário:

Poderá também gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...