14 de abr. de 2014

Juniores LIÇÃO 3 – ABIGAIL, UMA HEROINA INTERCESSORA

Juniores
LIÇÃO 3 – ABIGAIL, UMA HEROINA INTERCESSORA
 Texto Bíblico: 1 Sm 24.14-35.
 Objetivo
Incentivar a prática da oração; Demonstrar a importância da oração intercessória..
 Exercitando a Memória
“Em primeiro lugar peço que sejam feitos orações, pedidos, súplicas e ações de graças a Deus em favor de todas as pessoas.”     1 Timóteo 2.1
 Aplicação da Lição
Reforçe aos pequenos que Abigail não somente era inteligente como também pacificadora, e sempre orava pedindo auxilio a Deus, e assim Deus a ouviu, e ela pode salvar sua casa. Aprendamos com Abigail, a orar e sempre procurar ser pacificador (a).





Lição 03 - Abigail, uma heroína intercessora

Texto Bíblico: 1 Samuel 25.14-35

A conversa de Abigail com Davi é um brilhante exemplo de força, sabedoria e dignidade. Primeiro e acima de tudo, ela tirou a culpa de Nabal e colocou-a sobre si mesma, o que deixou Davi numa posição extremamente desconfortável.  Ele dificilmente poderia tomar vingança contra uma bela e indefesa mulher. Depois ela fez Davi lembrar da infalível justiça de Deus; Davi não precisaria tomar vingança porque Deus faria isso por ele. Finalmente, ela chamou a atenção de Davi para sua grandeza vindoura. Por que manchar sua boa consciência  com um precipitado ato de violência contra um tolo?
 
Abigail não tinha que responder pelas ações de seu marido. Todavia ela o fez porque viu um mal maior aproximar-se, caso Davi continuasse com sua tempestade emocional: vingança imprópria e a morte de pessoas inocentes.

Professor oriente aos alunos a buscarem em Deus uma solução inteligente  quando eles perceberem que uma briga se aproxima.

(Texto adaptado do livro 365 Lições de Vida Extraídas de Personagens da Bíblia, CPAD).
Querido professor:

Com o intuito de auxiliá-lo no conhecimento de seus alunos, estamos apresentando um quadro contendo as características dos alunos desta faixa etária.
CRIANÇAS DE NOVE A DEZ ANOS
Características Físicas
Necessidades
Fortes e saudáveis.
Espere freqüência regular. Dê-lhes trabalhos “difíceis” para fazer. Desenvolva bons hábitos de saúde. Insista no muito repouso e boa comida a intervalos regulares.
Características Mentais
Necessidades
Colecionadoras.
Interesse num passatempo que valha a pena. Coleções relacionadas a missões, selos, moedas, curiosidades.
Características Sociais
Necessidades
Não gostam de autoridade sobre elas. Forte senso de justiça e honra. Discutirão acerca do que é justo em clubes e jogos. Patrióticas.
Não as ameace ou faça ultimatos. Seja um guia, não um ditador. Oportunidades para discutir o respeito pela propriedade e pelos outros. Coerência na vida e disciplina. Cidadania cristã e lealdade.
Características Emocionais e Espirituais
Necessidades
Irascíveis, egocêntricas
Evite causas que desencadeiem acessos de raiva. A vida deve ser centrada em Cristo.

Extraído do livro: Manual de Ensino para o Educador Cristão, p128-130.

Deus o abençoe!


Nenhum comentário:

Poderá também gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...