1 de abr de 2014

Jardim de Infância - Lição 1 -Uma casa para Deus.

Jardim de infância Ano 2
Revista 6 - 2º trimestre  2014
Tema EU GOSTO DA IGREJA
Sumario
Lição 01: Uma casa para Deus.
Lição 02: Os móveis da casa de Deus.
Lição 03:A porta da casa de Deus.
Lição 04: Um templo para adorar a Deus.
Lição 05: Os trabalhadores da Casa de Deus.
Lição 06: Gosto de ir a igreja.
Lição 07: Na igreja eu falo com Deus.
Lição 08: Na igreja Deus me escuta.
Lição 09: Entrego minha oferta na igreja.
Lição 10: Gosto da Escola Dominical.
Lição 11: Jesus é apresentado no templo.
Lição 12: O menino Jesus visita a casa de Deus.
Lição 13:Jesus expulsa do templo os vendedores

LIÇÃO  1- UMA CASA PARA DEUS
 Texto Bíblico    Êxodo 25.8,9; 31.1-11; 40.16,34-38
  Objetivo:
Ministre sua aula de forma que as crianças compreendam que a igreja é a casa de Deus e Ele mesmo que ordenou a construção dela.
 Aprendendo a Bíblia: ”Ó Senhor Deus, eu amo a casa onde vives...”Sl 26.8
Palavra do dia: " MORAR"






Lição 01 - Uma casa para Deus

Texto Bíblico: Êxodo 25.8,9; 31.1-11

I - De professor para professor
Prezado professor, neste domingo o objetivo da lição é fazer com que as crianças aprendam que a igreja é a Casa de Deus.

• Faça uma recapitulação da aula anterior. Pergunte qual foi a palavra-chave estudada e qual o versículo aprendido.
• A palavra-chave da aula de hoje é “MORAR”. Então, durante o decorrer da aula repita a frase: “A igreja é a casa donde Deus mora e é adorado por nós.”

II - Para refletir
• “No tempo em que Israel foi libertado da servidão, eles tiveram a maravilhosa presença da coluna de nuvem de dia e da coluna de fogo à noite, para que soubessem que ali estava Deus. Porém, Deus queria um contato mais próximo e mais íntimo com eles. Ele queria habitar entre eles, daí o Tabernáculo. Ao ordenar a construção do Tabernáculo, o Senhor Deus fazia um apelo a Moisés e ao povo, pelo privilégio de habitar entre eles. Conforme a Bíblia declara em Êxodo 25.8: ‘E me farão um santuário, e habitarei no meio deles’ [...]. Ele repete seu desejo em Êxodo 29.45,46: ‘E habitarei no meio dos filhos de Israel e lhes serei por Deus, e saberão que eu sou o Senhor, seu Deus, que os tenho tirado da terra do Egito, para habitar no meio deles; eu, o Senhor, seu Deus’.
O estudo do Tabernáculo mostra-nos o quanto Deus deseja encontrar-se conosco e quais são as exigências para encontrá-Lo e sermos levados à comunhão íntima e harmoniosa. Não era suficiente que Deus desejasse um lugar de habitação entre os filhos de Israel. Ele queria restaurar o relacionamento com eles de modo que uma vez mais Deus e o e o homem pudessem desfrutar de terna comunhão mútua”.
(Extraído do livro: Estudo Devocional do Tabernáculo no Deserto, CPAD)

• Professor, as “crianças do jardim de infância têm consciência das diferenças físicas entre os sexos, e tem sempre muitas perguntas, que devem ser respondidas franca e diretamente pelos pais (sem dar mais informações que o necessário)”.
(Extraído do livro: Amor e Disciplina para Criar Filhos Felizes, CPAD)

III - Regras Práticas para os Professores
“Muitas aulas da Escola Dominical começam com atividades destinadas a atrair a atenção dos alunos. A primeira parte da aula deve fazer mais que exclusivamente prender a atenção de todos. Não pode ser somente algo lúdico para se fazer antes de a verdadeira aula ter início. Frequentemente, as aulas dominicais começam com hinos divertidos ou atividades artísticas. Raramente a aula começa a partir de uma preocupação real dos alunos. As atividades iniciais são muitas vezes uma perda de tempo, pois apenas mantém os alunos entretidos até que todos estejam em sala de aula.
Examine as aulas que dará esse trimestre. Quais efetivamente começam com as necessidades sentidas pelos próprios alunos?  Se foram concebidas apenas para captar a atenção, como você poderia modificá-las para melhor relacionarem a verdade das Escrituras à vida dos alunos? Lembre-se: a revista do professor, que você usa como roteiro para a aula, não foi inspirada por Deus. É sua obrigação fazer uma lição sobe medida para seus alunos”.
(Extraído do livro: Educação que é Cristã, CPAD)

IV -  Atividade
Para reforçar o ensino da lição, distribua papel e giz de cera para as crianças. Peça que elas desenhem o Tabernáculo. Enquanto as crianças desenham faça algumas perguntas:

• Vocês gostam de vir a Casa de Deus para adorá-Lo?
• O Tabernáculo era a Casa de Deus. A sua igreja também é a casa de Deus?
• Os israelitas ficaram contentes quando Moisés contou que iria construir uma tenda para ser a Casa de Deus?

Professor, enquanto as crianças desenham, explique que a Casa de Deus é um lugar especial aonde vamos para adorar ao Senhor.


Nenhum comentário:

Poderá também gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...