7 de abr. de 2014

Juniores - Lição 02 - Um ato heróico Raabe

Juniores
Lição 02 - Um ato heróico Raabe
Leitura Bíblica Josué 2.1-15
Objetivo :
 • Demonstrar que uma atitude de fé em Deus pode mudar a vida de qualquer pessoa.
 Versículo-chave: "Sem fé ninguém pode agradar a Deus, porque quem vai a ele precisa crer que ele existe..." (Hebreus 11.6)


 Dica: Você pode utilizar a dinâmica "Guardando na memória", recorte o versículo por frases cole no quadro e peça aos juniores que leiam em voz alta varias vezes, depois vá retirando as frases uma de cada vez, até não ter mais nenhuma. pode também escrever no quadro e ir apagando as palavras. Eles continuarão repetindo o versículo, inclusive os vocábulos apagados, até memorizá-los completamente.





Lição 02 - Um ato heróico de Raabe

Para a aula deste domingo, gostaríamos de levá-lo a uma reflexão a respeito de sua prática educativa na Escola Dominical.
Em primeiro lugar, o que é ser criança para você? O que é infância? Por que você é professor de Escola Dominical? Por que você escolheu dar aulas para a turma de 7 e 8 anos? Você gostaria de ser seu aluno? Você gostaria da sua sala de aula? Você gostaria da sua aula? Suas aulas têm provocado mudanças de atitude e comportamento nos alunos? Pense a respeito dessas questões e anote as respostas numa folha de papel.
Em seguida, leia o pequeno trecho abaixo, medite em suas respostas para as perguntas acima e busque soluções para melhorarem seu fazer pedagógico.
É importante observar e compreender a criança, a fim de lhe propiciar oportunidades de conhecer a si própria e a realidade mediante experiências ricas e significativas. Além disso, é fundamental também que o professor estabeleça um diálogo entre sua prática e o significado do universo infantil. É preciso que ele compreenda a criança não somente sob sua perspectiva, mas do próprio ponto de vista da criança.
Jamais esqueça o planejamento de suas atividades, pois isso gera improvisação, falta de objetividade e organização, e desinteresse das crianças. Contudo, seja flexível, não desperdice os imprevistos ocorridos na aula proporcionados pelos alunos.
Por fim, após o encerramento de cada aula, reserve um momento para refletir sozinho e outro momento para trocar experiência e discutir com outros professores assuntos relacionados à sua experiência, a fim de aperfeiçoar seu ministério.

Lição 02 - Um Ato heróico de Raabe

Texto Bíblico: Josué 2.1-15

Caro professor da classe de Juniores, a paz do Senhor! Neste domingo a lição a ser estudada tem como tema central o heroísmo de Raabe. No domingo anterior falamos do heroísmo de Joquebede em salvar o seu pequeno filho.
Raabe era uma prostituta que reconheceu a soberania do Deus de Israel. Ela arriscou a própria vida para salvar os espias. Raabe fez a coisa certa e por isso salvou a sua vida e de sua família. Professor converse com os seus alunos acerca de sempre tomarem decisões corretas.
“Pela fé, Raabe, a meretriz, não pereceu com os incrédulos, acolhendo em paz os espias” (Hb 11.31).
“De uma perspectiva humana, é difícil entende  porquê a Bíblia deveria falar favoravelmente de Raabe. Ela era uma prostituta e pertencia aos cananeus, um povo pagão que se deleitava na idolatria. Uma mentirosa que enganou seu próprios líderes e ajudou o ‘inimigo’ a escapar. Ela era uma traidora que ajudou a planejar a derrubada de Jericó.
Agora vejamos Raabe de uma perspectiva divina. Ela havia desenvolvido um saudável temor do Deus de Israel.  Ela estava disposta a tornar-se parte da nação de tinha aliança com Deus. O escritor de Hebreus explicitamente nos diz que ao receber os espias, Raabe deu uma visível demonstração de fé.
Em sua vida pós-Jericó, Raabe casou-se com Salmom e tornou-se finalmente a tataravó do rei Davi. Imagine isso – uma prostituta cananeia tornou-se parte da linha ancestral  dos reis de Israel, incluindo o maior Reis da nação – Jesus Cristo. Raabe ilustra o tipo de transformação que é possível quando uma pessoa coloca sua fé em Deus”’

(Texto extraído do livro 365 Lições de Vida Extraídas de Personagens da Bíblia, CPAD).

Nenhum comentário:

Poderá também gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...