20 de jan de 2014

Pré-Adolescentes Lição 04: Sob Controle.

Pré-Adolescentes
Lição 04: Sob Controle.
Texto bíblico: Mateus 14.26-32
Objetivos: Aprender que devemos falar menos e ouvir mais; Esboçar controle sobre suas atitudes e palavras.
Enfoque bíblico: “Cada um esteja pronto para ouvir, mas demore para falar e ficar com raiva.” Tiago 1.19b

PALAVRA  DO DIA  é :CONTROLE






Lição 04 - Sob Controle

Texto Bíblico:Mateus 14.26-32


Professor, os adolescentes possuem emoções intensas e oscilantes sendo difícil o autocontrole. São várias mudanças ocorrendo em seus sentimentos, não compreendem e nem sabem o que fazer com elas. Leia para eles a história que ocorreu na cidade de Chicago:

Na noite de 8 de outubro de 1871, a Senhora O’ Leary acendeu um pequeno lampião, tomou-o e foi ao celeiro ordenhar a vaca. A vaca escoiceou o lampião, e, num instante, as chamas do pavio aceso se espalharam pelo celeiro propelidas pelos fortes ventos. O fogo se alastrou progressivamente por mais de 24 horas, devastando o distrito empresarial central da grande cidade de Chicago e destruindo 17.450 edifícios numa área de 5,6 quilômetros quadrados. Pelo menos 300 pessoas morreram, 90.000 ficaram desabrigadas e propriedades no valor aproximado de 600 milhões de reais foram arrasadas. Tudo porque uma vaca deu um coice num lampião contendo uma pequenina chama.

Explique que o fogo é muito necessário e tem variado uso em casas e fábricas quando mantido sob controle. Mas quando fora de controle torna-se um inimigo terrível que destrói tudo o que encontrar. O devido e seguro controle é essencial no uso do fogo como tremenda fonte de energia que é. Essa história pode ser adaptada ao homem que foi criado cheio de energia mental, física, emocional e espiritual, a qual deve ser corretamente usada e controlada para ser benéfica.

Não admira, então, que esta energia tenha de ser posta sob o controle do Espírito Santo. Temperança é o fruto do Espírito e trata-se da nossa autodisciplina; nosso autocontrole, que na realidade não é bem nosso, mas resultante da operação do Espírito Santo em nós.  A pessoa que permite que o Espírito Santo a conforme segundo a imagem de Jesus desenvolverá a temperança em todas as áreas da vida (2 Co 3.18; Rm 8.29).

Comente com os alunos que devemos ter o nosso temperamento controlado pelo Espírito Santo, que é necessário pensar antes de falar e agir. Ore com eles pedindo a Deus que os ajude a ter temperança.

Bibliografia:

GILBERTO, Antonio. O Fruto do Espírito: A Plenitude de Cristo na Vida do Crente. Rio de Janeiro: CPAD, 2004.

JOHNSON Lin. Como Ensinar Adolescentes: Descubra a alegria de trabalhar com eles. Rio de Janeiro:CPAD,2003  

Nenhum comentário:

Poderá também gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...