2 de jan de 2014

PRÉ-ADOLESCENTES Lição 01: Quem sou eu?

PRÉ-ADOLESCENTES


Revista 5 - 1º trimestre  2014
Tema –CONHECENDO MELHOR A SI MESMO E AOS OUTROS

SUMÁRIO:
Lição 01: Quem sou eu?
Lição 02: Adolescer sem aborrecer.
Lição 03: Eles e Elas.
Lição 04: Sob Controle.
Lição 05: Qualidades versus defeitos.
Lição 06: Sob influência.
Lição 07: Você tem o seu valor.
Lição 08: Amigos da fé.
Lição 09: Não sou rebelde.
Lição 10: Eu e minha casa.
Lição 11: Sem Estresse!
Lição 12: Duvidar, por quê?
Lição 13: Meu corpo morada de Deus.


Lição 01: Quem sou eu?
Texto bíblico: Salmos 139.1,2,4-6, 13-16
Objetivos:
Expressar seu conhecimento de si mesmo;
Analisar, com tranqüilidade, a turbulência e os conflitos de sua idade.
Enfoque bíblico:
"Tudo neste mundo tem o seu tempo; cada coisa tem a sua oca­sião". (Eclesiastes 3.1)

PALAVRA  DO DIA  é :TRANSFORMAÇÃO





Lição 1 - Quem sou eu?

Texto Bíblico: Salmos 139.1,2,4-6, 13-16


A adolescência é um termo relativamente novo para essa fase da vida. A ideia popular e difundida de juventude não começou antes da primeira Guerra Mundial. Foi resultado de três mudanças sociais na América: leis da educação, que ordenaram que as crianças frequentassem a escola até uma certa idade, leis sobre o trabalho infantil que impediam o trabalho de adolescentes em tempo integral; e leis sobre a delinquência juvenil, que distinguiram adolescentes de adultos. 

Antes dessas mudanças em nossa sociedade, a adolescência não existia, assim como não existe em muitas culturas ainda hoje. As crianças iam diretamente para a idade adulta quando entravam na puberdade. 

Algumas principais mudanças da vida acontecem na adolescência. Por exemplo, o sistema reprodutivo de um adolescente se torna ativo; ele cresce fisicamente para alcançar a forma física do adulto; adquire habilidade para pensar abstratamente; transfere a lealdade antes devotada aos pais para os colegas; desenvolve sua própria identidade, e sua fé em Deus torna-se muito pessoal. Todos os aspectos de seu ser são afetados pela mudança. Essas mudanças começam a surgir no início da adolescência. 

Como os adolescentes de hoje enfrentam pressões inacreditáveis, precisam e desejam que os adultos os ouçam e os levem a Deus, que é especialista em situações impossíveis. Uma dessas pessoas importantes pode ser você, professor. Esforce-se em compreender, entender e trabalhar com os adolescentes de uma maneira eficaz.  

Bibliografia  

JOHNSON, Lin. Como Ensinar Adolescentes: descubra a alegria de trabalhar com eles, pp. 12,13, 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD,2003. 


Um comentário:

Anônimo disse...

Howdy! I'm at work browsing your blog from my new iphone 4!
Just wanted to say I love reading through your blog and look forward to all your posts!
Carry on the superb work!

Feel free to surf to my web site ... Monica Modas

Poderá também gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...