4 de mar de 2014

Maternal Lição 10. O moço lê a Bíblia no carro.

Maternal 
Lição 10. O moço lê a Bíblia no carro.
Texto Bíblico Atos 8.26-39
Objetivo: Que a criança disponha-se a  pregar e a ensinar a Palavra de Deus aos coleguinhas não salvos.
Para guardar no coração ''Como posso entender se ninguém me explica?" Atos 8.31
Palavra-chave "Explicar"






Lição 10 - O moço lê a Bíblia no carro

“Filipe encontrou o etíope lendo as...



Texto Bíblico Atos 8.26-39

De professor para professor

Prezado professor, neste domingo o objetivo da lição é fazer com que as crianças sintam o desejo de pregar e ensinar a Palavra de Deus.

• Faça uma recapitulação da aula anterior. Pergunte qual foi a palavra-chave estudada e qual o versículo aprendido. 

• A palavra-chave da aula de hoje é “EXPLICAR”. Então, durante o decorrer da aula repita a frase: “Você pode contar as bonitas histórias da Palavra de Deus e explicar aos amigos que elas falam de Jesus.”


Para refletir

• “Filipe encontrou o etíope lendo as Escrituras. Aproveitando-se desta oportunidade para explicar as Boas Novas. Filipe perguntou ao eunuco se ele entendia o que estava lendo. Filipe: (1) seguiu a orientação do Espírito; (2) começou a explanação a partir do texto que homem havia lido (as profecias de Isaías); e (3) explicou-lhe como Jesus Cristo cumpriu as profecias de Isaías. Quando compartilhamos as Boas Novas, devemos começar pelas preocupações das pessoas. Então o evangelho poderá aliviar tais preocupações” (extraído da Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, CPAD).

• Professor, a criança do maternal já realiza muitas atividades com autonomia, mas ainda carecem de alguma ajuda. Por isso, elogios e incentivo vão ajudá-las a tornar-se cada vez mais independente.

Regras Práticas para os Professores 


• Dê instruções claras para cada atividade de aprendizagem. Se as crianças já sabem ler, escreva as orientações no quadro. Os professores devem circular pela sala de aula para terem a certeza de que cada criança entende o que deve ser feito.
•  Perguntas planejadas ajudam as crianças a refletir sobre o que estão fazendo. Não é suficiente que as crianças saibam e entendam um conceito. Elas também devem saber pô-lo em prática. Perguntas habilmente feitas auxiliam as crianças a chegar às suas próprias conclusões.
• Orientação e incentivo mantêm as crianças motivadas durante a atividade de aprendizagem. Algumas atividades podem levar de 20 a 30 minutos para acabar. Lembre-se do estreito tempo de atenção da criança. Continue orientando e encorajando com elogios específicos para o trabalho em execução (extraído do Manual de Ensino Para o Educador Cristão. Rio de Janeiro, CPAD).

• Atividade Manual
Para reforçar o ensino da lição, sugerimos a seguinte atividade: Prenda com fita adesiva uma folha de papel pardo na parede da classe. Distribua revistas velhas ou catálogos de livros e tesoura. Peça que as crianças folheiem as revistas para encontrarem gravuras de livros e revistas. Diga que os livros contam belas histórias da Bíblia. Eles nos ensinam sobre Deus. Instrua as crianças para que colem as figuras na folha. Depois peça que orem agradecendo a Deus pelos livros. 


Durante a atividade faça algumas perguntas referentes a lição:

a.    Quando não entendemos algo da Bíblia pra quem devemos perguntar?
b.    Como se chamava o moço que evangelizou o funcionário da rainha?


Nenhum comentário:

Poderá também gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...