24 de mar de 2014

Jardim de Infância 13: Jesus volta para o céu.

Jardim de Infância 
13: Jesus volta para o céu.
Texto bíblico:João  21.1-25. Atos 1.6-11
Objetivo da lição: Compreender que Jesus está sempre conosco e um dia voltará para nos buscar.
Aprendendo a bíblia /Versículo visualizado: “...Não vou deixá-los abandonados, mas voltarei...”João 14.18
A palavra do dia é SOZINHO
Lembrancinhas







Lição 13 - Jesus volta para o céu

A gloriosa promessa da segunda vinda...

Texto Bíblico João 21.1-25

De professor para professor

Prezado professor, neste domingo o objetivo da lição é fazer com que as crianças aprendam que Jesus está sempre conosco e um dia voltará para nos buscar.

• Faça uma recapitulação da aula anterior. Pergunte qual foi a palavra-chave estudada e qual o versículo aprendido. 

• A palavra-chave da aula de hoje é “SOZINHO”. Então, durante o decorrer da aula repita a frase: “Jesus não nos deixa só.”


Para refletir


• “A gloriosa promessa da segunda vinda de Cristo é a maior esperança da igreja. É ‘a bem-aventurada esperança’ de que trata Tito 2.13. Esse tão aguardado evento significará,  para a Igreja, o ápice de sua peregrinação neste mundo (Mt 16.18). Desde a sua inauguração, no dia de Pentecostes (At 2.1-4), até o momento presente, os verdadeiros cristãos clamam todos os dias com santa e bendita expectativa: ‘Ora, vem, Senhor Jesus!’ (Ap 22.20). 
A promessa da segunda vinda de Cristo é, portanto, uma mensagem de grande alegria; quem tem essa esperança não pode ficar contristado ou atemorizado. Somente os que se acham despreparados é que têm medo da vinda de Jesus; por isso, abandonam a vigilância, conforme preconiza a parábola das Dez Virgens (Mt 25.1-13). Mas o anelo daqueles que permanecem fiéis é a bem-aventurança de sua vinda (Tt 2.13) ” (Geremias do Couto, Lições Bíblicas, CPAD).

• Professor, as “crianças do jardim de infância, em geral hesitam muito entre duas opções, pois tem dificuldades em tomar uma resolução. Se tiver que escolher entre dois brinquedos ou dois sanduíches diferentes, fica sem saber o que deve fazer, podendo inclusive se irritar. Por vezes, o melhor a fazer, é deixar que ela escolha sempre o mesmo lanche” (extraído Amor e Disciplina para Criar Filhos Felizes, CPAD).

Regras Práticas para os Professores 

Meios para avaliação

Os principais métodos para avaliação dos resultados do ensino, são: 
Reconhecimento de dados pessoais – O professor deve procurar obter informações sobre os seus alunos. Esses dados devem ser anotados numa ficha. Isto deverá ser feito pela primeira vez tão logo o aluno se matricule na classe. Periodicamente o professor poderá repetir a avaliação. Saberá então se houve mudança no comportamento do aluno. Deve-se cuidar para que os itens da ficha sejam objetivos, o que permitirá uma avaliação imparcial. 
Observação – Esta é a melhor avaliação. É a que foi usada frequentemente por Cristo. O professor observa a conduta do aluno. Essas observações devem ser feitas sem que o aluno perceba. Se o aluno notar que está observado, provavelmente mudará sua atitude e comportamento. O professor não poderá estar continuamente com o aluno, por isso ele pode provocar situações para observá-lo. 
Entrevistas – Ao entrevistar o aluno, o professor deverá agir como se tratasse de uma conversa comum. 

(extraído de Mensageiros da Fé, número 2. Rio de Janeiro, CPAD)

• Atividade 
Vamos fazer uma recapitulação do trimestre? Sente-se com as crianças em círculo no tapete da classe. Providencie os visuais do trimestre. Mostre os visuais e faça algumas perguntas relacionadas às lições. Pergunte às crianças: 
“Deus cumpriu a promessa de enviar um Salvador?”
“Quais os presentes que os reis magos levaram para Jesus?”
“Quem batizou Jesus no rio Jordão?”

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