13 de nov de 2014

Jardim de infância Lição 06- É preciso estudar!

Jardim de infância

Lição 06- É preciso estudar!
Texto bíblico: Daniel 1
Objetivo: Despertar na criança a vontade de estudar, mostrando que a inteligência e a sabedoria são presentes de Deus.
Versículo visualizado: “ È o Senhor quem dá sabedoria...”  Proverbios 2.6
Palavra do dia: ESTUDAR


  

Lição 06 - É preciso estudar!


Texto Bíblico Daniel 1

De 
professor para professor

Prezado professor, neste domingo o objetivo da lição é despertar na criança a vontade de estudar, mostrando que a inteligência e a sabedoria são presentes de Deus.

• Faça uma recapitulação da aula anterior. Pergunte qual foi a palavra-chave estudada e qual o versículo aprendido. 


• A palavra-chave da aula de hoje é “ESTUDAR”. Então, durante o decorrer da aula, repita a frase: “Papai do céu nos dá sabedoria”.


Para refletir


• Neste domingo seus alunos vão ouvir a história de Daniel. Aprendemos com o texto bíblico que quando o império babilônico precisou de homens cultos, que governassem ao lado do rei, os escolhidos para o cargo foram os jovens “instruídos em toda a sabedoria, sábios em ciência, e entendidos no conhecimento” (Dt 1.4). Não pense que a coisa está 
mais fácil hoje; ao contrário, o mercado de trabalho está cada vez mais exigente, requerendo profissionais especializados. Portanto, leve a sério os seus estudos; dedique-se a ler e estudar. E acima de tudo, conte com Deus e busque a sua bênção para os seus estudos.


•    Regras Práticas para os Professores 

Características da Criança do Jardim de Infância


Vamos apresentar, a cada semana, algumas características da criança do Jardim. Porém é bom ressaltar que tais características não podem ser vistas como uma descrição de qualquer criança. São, na verdade generalizações — coisas que normalmente encontramos em 
grupos de crianças, mas não necessariamente em todas as crianças do grupo. 

Características Sócio-Emocionais

A adaptação social é o aspecto mais visível do desenvolvimento da personalidade da criança do jardim de infância. Antes dos  quatro anos, ela realmente não tem vida social no sentido completo da expressão. O
comportamento da criança do maternal pode ser caracterizado como paralelo, ao passo que no jardim, seu comportamento gradativamente se torna cooperativo. 
Uma das habilidades desenvolvidas neste período é o planejamento em conjunto. Na sala e aula, observamos que as crianças que brincavam com os grandes blocos, de certa forma, estabeleceram um planejamento imediato, em 
curto prazo, e trabalharam em conjunto para construir sua estrutura. 
Nesta faixa etária, existe grande entusiasmo em fazer planos e executá-los. Como em toda 
nova aptidão a ser desenvolvida, a orientação se faz necessária. Os adultos podem auxiliá-las no planejamento de atividadescurtas e de projetos adequados às habilidades já adquiridas. As crianças experimentam um enorme crescimento quando têm a oportunidade de trabalhar e brincar com seus colegas.
A crescente habilidade de cooperar também pode ser notada nas dramatizações que fazem. Enquanto brincam de casinha ou classe de escola dominical, pouco a pouco, a cooperação substitui o paralelismo. Suas abundantes idéias para tais brincadeiras estão estreitamente relacionadas com a realidade, fazendo uso de toda informação já assimilada. 
Os amigos são muito importantes nesta faixa etária. Uma brincadeira em grupo prenderá a atenção das crianças por um longo tempo, pois elas gostam de estar perto dos amigos, realizando tarefas em conjunto. Nesta idade, já são capazes de compartilhar, demonstrando simpatia e empatia, especialmente quando um colega se machuca ou está triste. Por iniciativa própria se revezam nas brincadeiras. A criança do jardim reconhece que é capaz ou outros felizes ou infelizes. Compreende o que significa fazer parte de sua família e começa a experimentar o sentimento de pertencer à sua classe. Pode ser facilmente conduzida a atitudes de proteção e carinho com os mais novos. O elogio e a recompensa são de imenso valo para sua aprendizagem.


(Continua na próxima semana)

Como Ensinar Crianças do Jardim de Infância. Rio de Janeiro, CPAD.


           • Sugestões de Atividade

Para reforçar o ensino da lição sugerimos a seguinte atividade: Dê a cada aluno uma folha de papel ofício dobrada ao meio, formando duas páginas, e alguns lápis de cor. Os alunos vão finjir que estão na escola do rei, e que vão fazer uma prova muito difícil. Eles terão de responder as perguntas que você fará sobre a história, e depois farão alguns desenhos no ofício dobrado. Elogie o desempenho, dos alunos, ainda que não seja dos melhores. Lembre-se de que eles têm apenas cinco e seis anos. Parabenize a cada um, dizendo: Muito bem! Como você é inteligente! Por que você é tão inteligente assim? Isto mesmo, a sua inteligência é um presente que o Papai do céu lhe dá! Depois, faça algumas perguntas, como por exemplo: Quais os nomes dos quatro amigos de nossa história? Onde eles estavam? O que eles quiseram comer? Eles acertaram, ou não, as perguntas da prova? Quem lhes deu inteligência e sabedoria?
Na primeira página do ofício, as crianças desenharão a própria mão, contornando-a com o lápis. Na segunda página, farão alguma figura sobre a história.

Nenhum comentário:

Poderá também gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...