Primários
LIÇÃO 5 – JESUS O AMIGO DOS SÁBIOS
Texto Bíblico: João
3.1-16.
Objetivo: Explicar a
“mudança” ocorrida na vida da pessoa que aceita Jesus como salvador.
Frase do dia... JESUS
MUDOU A MINHA VIDA
Explique aos pequenos
que mudar de vida, é chamada de conversão. Que esse mudar de vida ou conversão
é que uma pessoa que fala mentiras, brigas com outras pessoas, rouba, e faz
outras coisas que desagradam a Deus. Quando aceita a Jesus como seu Salvador,
há uma mudança em seus hábitos e palavras, e assim vemos nesta pessoa uma
conversão
Memória em Ação
“Deus, por meio de Cristo,
nos transforma de inimigos em amigos dele.” 2 Co 5.18
Subsídios CPAD Fonte: http://www.cpad.com.br/escoladominical/
Lição 05 - Jesus, o amigo dos sábios
Texto Bíblico: João 3.11-16
Nicodemos foi a Jesus pessoalmente, apesar de poder enviar um de seus assistentes. Queria examinar Jesus por si próprio para separar os fatos dos rumores. Talvez tenha ido encontrar-se com Jesus à noite, porque receasse a opinião de seus companheiros a respeito de sua visita. Mais tarde, quando entendeu que Jesus era verdadeiramente o Messias, falou corajosamente em defesa dEle (7.50,51). Como Nicodemos, devemos ter nossa experiência pessoal com Jesus; os outros não podem fazer isso por nós. Então, se cremos que Ele é quem diz ser, estaremos dispostos a falar a seus favor!
(Texto extraído da: Bíblia de Estudos Aplicação pessoal, p 1419,CPAD)
Como Deus projetou a criança?
O ministério com crianças demanda um entendimento das necessidades por faixa etária. Precisamos considerar as necessidades das crianças quando ensinamos a Palavra de Deus.
Uma criança precisa de disciplina (autocontrole)
• Seja realista e coerente nas expectativas em classe ou no lar.
• Elogie e incentive com coerência e especificidade.
• Seja o modelo do comportamento que você espera de suas crianças.
• Permita que as crianças experimentem as consequências lógicas do mau comportamento (as consequências devem estar de acordo com o mau comportamento.
Uma criança precisa de independência
• Disponha várias atividades de aprendizagem à escolha.
• Coloque todos os materiais e equipamentos no nível do alcance delas.
• Não faça o que a criança pode fazer.
• Faça perguntas, direcione a conversa para ajudar a criança a fazer as coisas sozinhas.
Uma criança precisa do reconhecimento do seu valor
• Fale com a criança diretamente, à altura do olhar dela.
• Não dê apelidos a criança.
• Seja educado com cada criança (‘por favor’; ‘obrigado’).
• Lide com um problema de mau comportamento em particular, e nunca na frente do grupo inteiro.
• Estimule as relações adequadas entre professor e aluno para garantir o passa tempo com cada criança.
Ao satisfazer essas necessidades, os professores e pais não apenas falam sobre a Palavra de Deus, mas também servem de modelo do que ela diz, e ser exemplo é método muito importante para ensinar às crianças a verdade de Deus.
Extraído e adaptado do livro: Manual de Ensino para o Educador Cristão, CPAD.
Nicodemos foi a Jesus pessoalmente, apesar de poder enviar um de seus assistentes. Queria examinar Jesus por si próprio para separar os fatos dos rumores. Talvez tenha ido encontrar-se com Jesus à noite, porque receasse a opinião de seus companheiros a respeito de sua visita. Mais tarde, quando entendeu que Jesus era verdadeiramente o Messias, falou corajosamente em defesa dEle (7.50,51). Como Nicodemos, devemos ter nossa experiência pessoal com Jesus; os outros não podem fazer isso por nós. Então, se cremos que Ele é quem diz ser, estaremos dispostos a falar a seus favor!
(Texto extraído da: Bíblia de Estudos Aplicação pessoal, p 1419,CPAD)
Como Deus projetou a criança?
O ministério com crianças demanda um entendimento das necessidades por faixa etária. Precisamos considerar as necessidades das crianças quando ensinamos a Palavra de Deus.
Uma criança precisa de disciplina (autocontrole)
• Seja realista e coerente nas expectativas em classe ou no lar.
• Elogie e incentive com coerência e especificidade.
• Seja o modelo do comportamento que você espera de suas crianças.
• Permita que as crianças experimentem as consequências lógicas do mau comportamento (as consequências devem estar de acordo com o mau comportamento.
Uma criança precisa de independência
• Disponha várias atividades de aprendizagem à escolha.
• Coloque todos os materiais e equipamentos no nível do alcance delas.
• Não faça o que a criança pode fazer.
• Faça perguntas, direcione a conversa para ajudar a criança a fazer as coisas sozinhas.
Uma criança precisa do reconhecimento do seu valor
• Fale com a criança diretamente, à altura do olhar dela.
• Não dê apelidos a criança.
• Seja educado com cada criança (‘por favor’; ‘obrigado’).
• Lide com um problema de mau comportamento em particular, e nunca na frente do grupo inteiro.
• Estimule as relações adequadas entre professor e aluno para garantir o passa tempo com cada criança.
Ao satisfazer essas necessidades, os professores e pais não apenas falam sobre a Palavra de Deus, mas também servem de modelo do que ela diz, e ser exemplo é método muito importante para ensinar às crianças a verdade de Deus.
Extraído e adaptado do livro: Manual de Ensino para o Educador Cristão, CPAD.
Nenhum comentário:
Postar um comentário