Maternal – Ano 2
Revista 7
e 8 - 2º Semestre de 2014
Revista 7 – 3º trimestre
Tema: Podemos falar com Deus
Sumário:
Lição 01- Deus atende ao pedido de Raquel
Lição 02- A oração que parou o sol e a lua
Lição 03- A oração de um bom visinho
Lição 04- A oração que fechou a boca dos leões
Lição 05- A oração que tirou o amargo
Lição 06- A oração que fez água jorrar da pedra
Lição 07- Orar para ter certeza!
Lição 08- A rainha que orou a Deus
Lição 09- Orando por um amigo
Lição 10- A oração de dois homens
Lição 11- Orando pelos doentes
Lição 12- A oração que fez os olhos se abrirem
Lição 13- A oração que abriu as portas da prisão
Lição 01- Deus atende ao pedido de Raquel
Lição 02- A oração que parou o sol e a lua
Lição 03- A oração de um bom visinho
Lição 04- A oração que fechou a boca dos leões
Lição 05- A oração que tirou o amargo
Lição 06- A oração que fez água jorrar da pedra
Lição 07- Orar para ter certeza!
Lição 08- A rainha que orou a Deus
Lição 09- Orando por um amigo
Lição 10- A oração de dois homens
Lição 11- Orando pelos doentes
Lição 12- A oração que fez os olhos se abrirem
Lição 13- A oração que abriu as portas da prisão
MATERNAL
Lição 01 - Deus atende ao pedido de Raquel
Texto Bíblico : Gênesis 30.1-24
Objetivo: Que a criança aprenda que Deus ouve e responde as nossas orações.
Para guardar no coração:”...Ele me escuta... e atende as
minhas orações.”Salmos 6.9
Palavra-chave : ESPERAR
Subsídios CPAD Fonte: http://www.cpad.com.br/escoladominical/
Lição 01 - Deus atende ao pedido de Raquel
Texto Bíblico Gênesis 30.1-24
De professor para professor
Prezado professor, neste domingo o objetivo da lição é fazer
com que as crianças aprendam que Deus ouve e responde as nossas orações.
• Faça uma recapitulação da aula anterior. Pergunte qual foi
a palavra-chave estudada e qual o versículo aprendido.
• A palavra-chave da aula de hoje é “ESPERAR”. Então,
durante o decorrer da aula repita a frase: “Podemos esperar em Deus, pois Ele
responde as nossas orações”.
Para refletir
• “A infertilidade de Rebeca não era uma preocupação sem
importância para Isaque e muito menos para ela, sobre quem tal condição impunha
uma carga especialmente pesada. Naqueles dias, muita gente considerava a
esterilidade uma indicação do desagrado divino. No mínimo, sua infertilidade a
privava da maior ambição de toda mulher hebréia — dar à luz um filho. E, para
Isaque, significava ser privado de um herdeiro.
Um interessante entendimento paralelo acha-se na frase ‘orou
instantemente ao Senhor por sua mulher’. O sentido literal dessas palavras é
“diretamente na frente dela”. Fica implícito que Isaque se aliou a Rebeca, na
súplica por um problema que lhe era comum. Isso introduz um princípio de grande
significado na oração: a concordância de mais de uma pessoa (eram só dois), em
oração, aumenta grandemente a eficácia desta. Pois, ‘também vos digo que, se
dois de vós concordarem na terra acerca de qualquer coisa que pedirem, isso
lhes será feito por meu Pai, que está nos céus’ (Mt 18.19)” (Extraído de O
Espírito nos Ajuda a Orar, Robert L. Brand, CPAD).
• Professor, “por volta dos três anos ocorre a chamada
‘crise de personalidade’, onde a criança adota um ponto de vista exclusivo e
unilateral: o seu. Passa a ter uma personalidade particular e constante, com
uma perspectiva própria, situando os outros em relação a si mesma ”.
Extraído de Amor e Disciplina Para Criar Filhos Felizes,
Elaine Cruz, CPAD
Regras Práticas para os Professores
No mínimo sete categorias ou métodos podem ser empregados
com crianças de todas as idades.
1. Artes manuais. Estas atividades fornecem um modo
emocionante e agradável para as crianças aprenderem a Palavra de Deus. Com este
tipo de tarefa, os processos de pensamento pelos que a criança passa são mais
importantes do que o produto final. Elogio e incentivos específicos são
necessários ao longo destas atividades.
2. Teatro. Uma a imaginação, sentimentos e ações da criança
para produzir uma experiência de aprendizagem coroada de pleno êxito. As atividades
teatrais pode pôr a criança na pele de Daniel quando este estava diante da
escritura na parede. Pode até levar as crianças à travessia do mar Vermelho.
Tais representações excitantes tornam a Bíblia viva!
3. Comunicação oral. A maioria das crianças gosta de falar e
dividir ideias e experiências. Isto ajuda as crianças a desenvolver suas
habilidades de memorizar a Bíblia, ouvir, resolver problemas e compartilhar
necessidades e pedidos.
(Continua na próxima semana).
(Extraído do livro Manual de Ensino para o Educador Cristão,
CPAD).
• Atividade Manual
Realize as atividades sugeridas na revista do Mestre, página
5.
Nenhum comentário:
Postar um comentário