Jardim de
Infância
Lição 12:O
menino Jesus visita a casa de Deus
Texto Bíblico: Lucas
2:40-52.
Objetivo: Que a
criança empenhe-se em praticar as coisas que a farão crescer em sabedoria.
Versículo visualizado:
“...É o Senhor quem dá sabedoria...”Provérbios 2.6
Palavra do dia: SABEDORIA
Subsídios CPAD Fonte: http://www.cpad.com.br/escoladominical/
·
. Lição 12 - O menino Jesus visita a Casa de Deus
Texto Bíblico: Lucas
2.40-52
De professor para professor
Prezado professor, neste domingo o objetivo da lição é fazer com que as crianças empenhem-se em praticar as coisas que a farão crescer em sabedoria.
• Faça uma recapitulação da aula anterior. Pergunte qual foi a palavra-chave estudada e qual o versículo aprendido.
• A palavra-chave da aula de hoje é “SABEDORIA”. Então, durante o decorrer da aula repita a frase: “É Deus quem nós dá sabedoria.”
Para refletir
• “Em Lucas 2.46-52 temos o primeiro sinal de que Jesus tinha consciência de que era Filho de Deus. Embora conhecesse o seu verdadeiro Pai, Ele não rejeitou seus pais terrenos. Jesus voltou para Nazaré com eles e viveu sob a autoridade deles por mais de 18 anos aproximadamente. O povo de Deus não deve desprezar os relacionamentos e as responsabilidades familiares. Se o Filho de Deus submeteu-se a seus pais humanos, muito mais nós devemos”.
(Extraído da: Bíblia do Estudante Aplicação Pessoal, CPAD)
• Professor, “aos cinco anos e meio, a criança pode tornar-se muito emotiva, desejando ser a mais amada, ser sempre a primeira e ter tudo para si. Não suporta perder, esperar pela sua vez, repartir com outros. Tem de ter sempre razão, precisa sempre ganhar, e exige que lhe façam elogios” (Elaine Cruz, Amor e Disciplina para Criar Filhos Felizes).
Regras Práticas para os Professores
Métodos e Materiais
Que métodos e materiais devemos usar?
As crianças aprendem ativamente, pensam concretamente, gostam de ficar envolvidas e fazem descobertas. Porque as crianças são assim, o ministério de ensino bíblico tem de proporcionar experiências de primeira mão — usando todos os cinco sentidos. Quanto mais envolvimento e interação a criança tiver com a Palavra de Deus e o professor, mais eficaz será a lição.
Usamos métodos de ensino como versículo. A atividade, unida com a conversa dirigida enfocando a Palavra de Deus, contribui para o entendimento da criança e a aplicação que ela faz do que aprendeu. Vários princípios aplicam-se quando se trata de escolher e usar métodos e materiais para crianças:
1. Todos os métodos, materiais, equipamentos, conversas e orientações devem estar de acordo com a faixa etária da criança.
2. Ofereça escolhas tão frequentemente quanto possível. Quando permitimos que a criança escolha uma atividade ela se sentirá motivada a terminar essa atividade. Enfoque em um único tema as atividades oferecidas durante uma sessão de ensino.
3. A variedade é a chave para usar métodos e materiais. O pior método que um professor pode usar neste domingo e o mesmo método usado no domingo passado. Varie as atividades de aprendizagem. Utilize métodos diferentes ao contar histórias bíblicas. Mantenha vivo o elemento surpresa.
(Continua na próxima semana).
(Extraído e adaptado do livro: Manual de Ensino para o Educador Cristão, CPAD)
Atividade
1. Teste de Inteligência. Espalhe diversos objetos no chão, com as crianças sentadas em volta. Você dirá o nome de uma atividade, e as crianças apanharão o objeto a ela relacionada. Exemplo: escrever/lápis ou caderno; cozinhar/panelinha; telefonar/celular. Ao final da brincadeira, elogie-lhes a inteligência.
2. Teste de memória. Diversos objetos no chão, com as crianças sentadas em volta. Deixe que elas observem os objetos por alguns instantes, e depois mande que fechem os olhos. Você retira um objeto e manda abrir os olhos. Elas deverão dizer que objeto está faltando e qual a sua cor. Terminada a brincadeira, elogie-lhes a memória. Realize as atividades sugeridas na revista do Mestre, página 92.
Caso sobre algum tempo para mais uma atividade, sugira que as crianças encenem a história bíblica.
De professor para professor
Prezado professor, neste domingo o objetivo da lição é fazer com que as crianças empenhem-se em praticar as coisas que a farão crescer em sabedoria.
• Faça uma recapitulação da aula anterior. Pergunte qual foi a palavra-chave estudada e qual o versículo aprendido.
• A palavra-chave da aula de hoje é “SABEDORIA”. Então, durante o decorrer da aula repita a frase: “É Deus quem nós dá sabedoria.”
Para refletir
• “Em Lucas 2.46-52 temos o primeiro sinal de que Jesus tinha consciência de que era Filho de Deus. Embora conhecesse o seu verdadeiro Pai, Ele não rejeitou seus pais terrenos. Jesus voltou para Nazaré com eles e viveu sob a autoridade deles por mais de 18 anos aproximadamente. O povo de Deus não deve desprezar os relacionamentos e as responsabilidades familiares. Se o Filho de Deus submeteu-se a seus pais humanos, muito mais nós devemos”.
(Extraído da: Bíblia do Estudante Aplicação Pessoal, CPAD)
• Professor, “aos cinco anos e meio, a criança pode tornar-se muito emotiva, desejando ser a mais amada, ser sempre a primeira e ter tudo para si. Não suporta perder, esperar pela sua vez, repartir com outros. Tem de ter sempre razão, precisa sempre ganhar, e exige que lhe façam elogios” (Elaine Cruz, Amor e Disciplina para Criar Filhos Felizes).
Regras Práticas para os Professores
Métodos e Materiais
Que métodos e materiais devemos usar?
As crianças aprendem ativamente, pensam concretamente, gostam de ficar envolvidas e fazem descobertas. Porque as crianças são assim, o ministério de ensino bíblico tem de proporcionar experiências de primeira mão — usando todos os cinco sentidos. Quanto mais envolvimento e interação a criança tiver com a Palavra de Deus e o professor, mais eficaz será a lição.
Usamos métodos de ensino como versículo. A atividade, unida com a conversa dirigida enfocando a Palavra de Deus, contribui para o entendimento da criança e a aplicação que ela faz do que aprendeu. Vários princípios aplicam-se quando se trata de escolher e usar métodos e materiais para crianças:
1. Todos os métodos, materiais, equipamentos, conversas e orientações devem estar de acordo com a faixa etária da criança.
2. Ofereça escolhas tão frequentemente quanto possível. Quando permitimos que a criança escolha uma atividade ela se sentirá motivada a terminar essa atividade. Enfoque em um único tema as atividades oferecidas durante uma sessão de ensino.
3. A variedade é a chave para usar métodos e materiais. O pior método que um professor pode usar neste domingo e o mesmo método usado no domingo passado. Varie as atividades de aprendizagem. Utilize métodos diferentes ao contar histórias bíblicas. Mantenha vivo o elemento surpresa.
(Continua na próxima semana).
(Extraído e adaptado do livro: Manual de Ensino para o Educador Cristão, CPAD)
Atividade
1. Teste de Inteligência. Espalhe diversos objetos no chão, com as crianças sentadas em volta. Você dirá o nome de uma atividade, e as crianças apanharão o objeto a ela relacionada. Exemplo: escrever/lápis ou caderno; cozinhar/panelinha; telefonar/celular. Ao final da brincadeira, elogie-lhes a inteligência.
2. Teste de memória. Diversos objetos no chão, com as crianças sentadas em volta. Deixe que elas observem os objetos por alguns instantes, e depois mande que fechem os olhos. Você retira um objeto e manda abrir os olhos. Elas deverão dizer que objeto está faltando e qual a sua cor. Terminada a brincadeira, elogie-lhes a memória. Realize as atividades sugeridas na revista do Mestre, página 92.
Caso sobre algum tempo para mais uma atividade, sugira que as crianças encenem a história bíblica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário