Maternal
Lição 8 - Jesus conta uma história
Texto bíblico:
Mateus 7.24-27
Objetivo: Que a criança
aprenda que é preciso praticar o que a
Palavra de Deus ensina
Para guardar no
coração : “...Não sejam apenas ouvintes
dessa mensagem, mas a ponham em prática.” Tiago 1.22
Subsídios CPAD Fonte: http://www.cpad.com.br/escoladominical/
Lição 08 - Jesus conta uma história
Texto Bíblico: Mateus 8.24-27
I - De professor para professor
Prezado professor, neste domingo o objetivo da lição é fazer com que as crianças aprendam que é preciso praticar o que a Palavra de Deus ensina.
• Faça uma recapitulação da aula anterior. Pergunte qual foi a palavra-chave estudada e qual o versículo aprendido.
• A palavra-chave da aula de hoje é “PRATICAR”. Então, durante o decorrer da aula repita a frase: “Deus quer que você ponha em prática aquilo que aprendeu”.
II - Para refletir
• “Edificar a casa sobre a rocha significa ser um discípulo que ouve e coloca em prática o que aprendeu, não que age com imprudência e superficialidade. A obediência é o sólido fundamento para que possamos resistir às tempestades da vida.
A maioria das pessoas não busca deliberadamente construir sua vida sobre uma fundação falsa ou material inferior, mas não pensa em um propósito verdadeiro para ela. Muitos se encaminham para a destruição não por teimosia, mas por negligência. Parte de nossa responsabilidade como cristãos é ajudar os outros a parar e pensar em que direção sua vida tem seguido, e indicar as consequências de ignorar e/ou desprezar a mensagem de Cristo”
(Extraído da: Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, CPAD)
• Professor, “as crianças do maternal são curiosas e fazem incontáveis perguntas. Responda todas as perguntas com honestidade. Procure razões por detrás das perguntas. Encoraje-as a pensarem por si mesmas” (Manual de Ensino Para o Educador Cristão).
III - Regras Práticas para os Professores
Professor, a programação eficaz para crianças deve incluir as seguintes diretrizes:
Ensino da sessão total. Do minuto em que a primeira criança entra na sala de aula até que a última saia, tudo o que for ensinado e experimentado deve apontar para os objetivos da lição da Palavra de Deus. A música, os trabalhos manuais, o versículo para memorizar, a história, as atividades e a conversa dirigida devem todos apontar para esses objetivos declarados da lição. Com crianças, em particular as mais pequenas, precisamos ensinar um conceito e ensiná-lo bem. Esta abordagem de conceito único capacita as crianças a assimilar uma verdade da Bíblia e aplicá-la em suas vidas durante a semana.
Grupos grandes e pequenos. O ministério com crianças normalmente tem falta de obreiros. A relação de professor para alunos deve ser 1: 5-6, até crianças de cinco anos, e 1: 8-10 nas classes de crianças mais velhas. Grupos grandes são adequados para atuações bíblicas, momentos de adoração, brincadeiras, etc. Grupos pequenos são apropriados para contar histórias bíblicas, aprender atividades e desenvolver aqueles decisivos relacionamentos entre professor e aluno.
(Extraído e adaptado do livro: Manual de Ensino para o Educador Cristão, CPAD)
IV - Atividade Manual
“Mande as crianças sentar-se em círculo, e coloque no centro uma caixa de camisa cheia de areia. Dê a cada criança um punhado de palitos de picolé, e mostre-lhes como fincá-los na areia da caixa, fazendo uma “paredinha”. Vá orientando-as até que construam um cercado de palitos. Com um pedaço de cartolina dobrado ao meio, faça o telhado da casa. Enquanto estiverem fincando os palitos na areia, vá recordando: Foi assim que o homem tolo construiu a sua casa: na areia. Quando as paredes estiverem prontas, anuncie: Agora só falta por o telhado! E coloque o telhado de cartolina. Ficou bonita a casa da areia, crianças? Mas será ficou forte? Será que agüenta a chuva? Vamos ver! Com o regador, faça “chover” sobre a casa, até alagar a areia e derrubar os palitos. Chiii, a casa caiu! A casa construída na areia fica muito fraca; não agüenta a chuva. A pessoa que ouve a Palavra de Deus mas não faz o que ela manda é como a casa da areia” (Marta Doreto).
Realize as atividades sugeridas na revista do Mestre, página 78.
Caso sobre algum tempo para mais uma atividade, sugira que as crianças encenem a história bíblica.
I - De professor para professor
Prezado professor, neste domingo o objetivo da lição é fazer com que as crianças aprendam que é preciso praticar o que a Palavra de Deus ensina.
• Faça uma recapitulação da aula anterior. Pergunte qual foi a palavra-chave estudada e qual o versículo aprendido.
• A palavra-chave da aula de hoje é “PRATICAR”. Então, durante o decorrer da aula repita a frase: “Deus quer que você ponha em prática aquilo que aprendeu”.
II - Para refletir
• “Edificar a casa sobre a rocha significa ser um discípulo que ouve e coloca em prática o que aprendeu, não que age com imprudência e superficialidade. A obediência é o sólido fundamento para que possamos resistir às tempestades da vida.
A maioria das pessoas não busca deliberadamente construir sua vida sobre uma fundação falsa ou material inferior, mas não pensa em um propósito verdadeiro para ela. Muitos se encaminham para a destruição não por teimosia, mas por negligência. Parte de nossa responsabilidade como cristãos é ajudar os outros a parar e pensar em que direção sua vida tem seguido, e indicar as consequências de ignorar e/ou desprezar a mensagem de Cristo”
(Extraído da: Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, CPAD)
• Professor, “as crianças do maternal são curiosas e fazem incontáveis perguntas. Responda todas as perguntas com honestidade. Procure razões por detrás das perguntas. Encoraje-as a pensarem por si mesmas” (Manual de Ensino Para o Educador Cristão).
III - Regras Práticas para os Professores
Professor, a programação eficaz para crianças deve incluir as seguintes diretrizes:
Ensino da sessão total. Do minuto em que a primeira criança entra na sala de aula até que a última saia, tudo o que for ensinado e experimentado deve apontar para os objetivos da lição da Palavra de Deus. A música, os trabalhos manuais, o versículo para memorizar, a história, as atividades e a conversa dirigida devem todos apontar para esses objetivos declarados da lição. Com crianças, em particular as mais pequenas, precisamos ensinar um conceito e ensiná-lo bem. Esta abordagem de conceito único capacita as crianças a assimilar uma verdade da Bíblia e aplicá-la em suas vidas durante a semana.
Grupos grandes e pequenos. O ministério com crianças normalmente tem falta de obreiros. A relação de professor para alunos deve ser 1: 5-6, até crianças de cinco anos, e 1: 8-10 nas classes de crianças mais velhas. Grupos grandes são adequados para atuações bíblicas, momentos de adoração, brincadeiras, etc. Grupos pequenos são apropriados para contar histórias bíblicas, aprender atividades e desenvolver aqueles decisivos relacionamentos entre professor e aluno.
(Extraído e adaptado do livro: Manual de Ensino para o Educador Cristão, CPAD)
IV - Atividade Manual
“Mande as crianças sentar-se em círculo, e coloque no centro uma caixa de camisa cheia de areia. Dê a cada criança um punhado de palitos de picolé, e mostre-lhes como fincá-los na areia da caixa, fazendo uma “paredinha”. Vá orientando-as até que construam um cercado de palitos. Com um pedaço de cartolina dobrado ao meio, faça o telhado da casa. Enquanto estiverem fincando os palitos na areia, vá recordando: Foi assim que o homem tolo construiu a sua casa: na areia. Quando as paredes estiverem prontas, anuncie: Agora só falta por o telhado! E coloque o telhado de cartolina. Ficou bonita a casa da areia, crianças? Mas será ficou forte? Será que agüenta a chuva? Vamos ver! Com o regador, faça “chover” sobre a casa, até alagar a areia e derrubar os palitos. Chiii, a casa caiu! A casa construída na areia fica muito fraca; não agüenta a chuva. A pessoa que ouve a Palavra de Deus mas não faz o que ela manda é como a casa da areia” (Marta Doreto).
Realize as atividades sugeridas na revista do Mestre, página 78.
Caso sobre algum tempo para mais uma atividade, sugira que as crianças encenem a história bíblica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário