Páginas

25 de nov. de 2013

Pré-Adolescente - lição 09: Meu Super-Herói

Pré-Adolescente  -  lição 09: Meu Super-Herói
Texto bíblico: Mateus 16.17-18 e Efésios 6.11-13.
Objetivos da lição: Expressar a necessidade de se buscar o poder de Deus;
Definir qual é esse poder que vem de Deus.
 Versículo para memorizar: “Por isso  peguem agora a armadura que Deus lhes dá.” Efésios 6.13ª
Palavra Chave: Poder






Lição 9 - Meu Super-Herói

Texto Bíblico: Marcos 16.17-18; Efésios 6.11-13


“Aos que crerem será dado o poder...” (Mc 16.17a).

As Sagradas Escrituras estão permeadas por histórias de homens e mulheres que creram em Deus e experimentaram do seu poder. 

Nenhuma adversidade, por mais intensa e intransigente que fosse, foi eficiente o bastante para desestruturar a vida daqueles que viveram sinceramente pela fé.   

Muitos veem o leão rondado, mas o servo de Deus vê o anjo guardando Daniel.

Muitos vêem a chegada da tempestade, o que teme a Deus e crê no seu poder vê o arco da aliança como Noé.

Muitos temem o gigante, o servo fiel apenas observa a trajetória da pedra, cravando a fronte do gigante.

Para experimentarmos o poder de Deus, precisamos crer, confiar e depositar a nossa fé nEle (Texto baseado no livro Habacuque, a Vitória da fé em meio aos caos, CPAD).

Boa ideia!

Professor desenhe uma tabela, conforme o modelo abaixo e distribua para os alunos. Eles devem preencher a coluna da direita.

Experimentaram o poder de Deus.    Quando e como foi essa experiência?
Sansão    
Elias    
Davi    
Eliseu    
Noé     
Jonas    
Paulo    
(nome do aluno)    

JUNIORES - LIÇÃO 9 – HABACUQUE, O PROFETA DA FÉ

JUNIORES - LIÇÃO 9 – HABACUQUE, O PROFETA DA FÉ
Texto Bíblico:Habacuque caps. 1-3.
Objetivo Ensinar aos alunos que mesmo quando não compreendemos as ações de Deus, o melhor é confiarmos nEle assim como Habacuque.
 Exercitando a memória “Os maus não terão segurança, mas as pessoas corretas viverão por serem fiéis a Deus.” (Habacuque 2.4).
Aplicação da Lição enfatize aos pequenos que mesmo que venham a sofrer alguma adversidade, não precisam ter medo, faça como o profeta Habacuque, procure um lugar, ajoelhe-se e fale com Deus, e espere, pois certamente ELE responderá, e junto com a resposta ELE também lhe dará forças, e encherá seu coração de confiança e alegria, assim como fez com Habacuque.

Deus não está distante de nós. ELE sempre está atendo as nossas necessidades. ELE nos ama, e por isso seu cuidar é constante sobre as nossas vidas. Confiemos pois NELE.





Subsídios CPAD Fonte: http://www.cpad.com.br/escoladominical/

Lição 9 - Habacuque, o profeta da fé

Leitura Bíblica: Habacuque 1-3



“As Escrituras estão permeadas de diversos acontecimentos que foram promovidos pela fé. Deus operou de várias maneiras, com o objetivo de honrar a fé dos seus servos que nEle depositaram a sua confiança.

Alguns destes milagres operados em respostas  a necessidades prementes, se visualizados dentro da lógica humana,  seriam tidos como impossíveis. Mas sabemos que para Deus nada é impossível, pois Ele opera quando quer e pode ultrapassar qualquer possibilidade daquilo que é impossível. ‘Porque para Deus nada é impossível’ (Lc 1.37). Aqui, portanto, cabe a frase que se delineia pelo campo da fé quando esta opera milagres: ‘o milagre não se explica, se aceita’. E o testemunho da fé somente pode ser alcançado por meio da fé, por que sem fé é impossível que tal testemunho seja consolidado” (Extraído do livro Epístolas aos Hebreus, CPAD).

Professor, leia com os alunos o capítulo 11 de Hebreus, denominado por muitos de “A Galeria dos Heróis da Fé”. Converse com seus alunos acerca de confiar em Deus, comente que os “heróis da fé” só venceram as lutas porque confiaram plenamente em Deus.


Primários - LIÇÃO 9 - A BOA NOTÍCIA DOS LEPROSOS.

Primários - LIÇÃO 9 - A BOA NOTÍCIA DOS LEPROSOS.
Texto Bíblico 2 Reis 6.24;7.1-20.
Objetivo:
Ministre sua aula de forma que os alunos entendam que a vontade de Deus é que amemos uns aos outros como a nós mesmos.
Frase do dia: Tratem os outros do jeito que você deseja ser tratado.

Memória em ação: “Ame os outros como você ama a você mesmo”. Gálatas 5.14b.







Lição 9 - A boa notícia aos leprosos

Texto Bíblico: 2 Reis 6.24-33; 7.1-20


O cerco da Síria contra Samaria acabou o suprimento de alimentos da cidade e até o jumento, um animal impuro, foi usado como comida. O atormentado rei Jorão prometeu mandar cortar a cabeça de Eliseu, indicando que culpava o profeta por sua provação. Podemos imaginar a razão dessa promessa. O profeta havia aconselhado o rei a não se render aos sírios, arrepender-se e confiar em Deus para a sua libertação.

Sob a direção do Espírito Santo, Eliseu predisse que a escassez de alimentos terminaria no dia seguinte. Os grãos geralmente disponíveis para fazer o alimento, mas até então impossíveis de serem comprados por causa dos preços elevados, seriam vendidos a preços normais.

Quatro leprosos, aparentemente isolados em uma casa fora da cidade, decidiram que nada tinham a perder se fossem ao acampamento dos sírios. Eles descobriram que o local estava abandonado, pois os sírios haviam fugido quando Deus, miraculosamente, fez com que ouvissem o ruído de um grande exército. O som parecia a aproximação de reforços para Samaria. Os leprosos voltaram e avisaram os guardas da porta de Samaria, pois eram notícias demasiadamente boas para não serem divulgadas.

Os leprosos foram despertados por um senso de dever, fazer o bem, fazer daquele dia o dia de boas novas. Eles compartilharam essas boas novas.

Professor, pergunte aos alunos se eles sabem qual as boas novas que os filhos de Deus devem compartilhar. Mediante as respostas, explique o que são as boas novas de salvação.

Aproveite e promova um evangelismo, para que as crianças compartilhem as boas novas.

Bibliografia:
Comentário Bíblico Beacon, CPAD

Jardim de Infância - LIÇÃO 9 - JESUS RESSUSCITA O FILHO DA VIÚVA.

Jardim de Infância - LIÇÃO 9 - JESUS RESSUSCITA O FILHO DA VIÚVA.
Texto Bíblico  Lucas 7.11-17
Objetivo Ao ministrar sua aula a criança deve ter a certeza que Jesus tem poder para ressuscitar os mortos.
Aprendendo a Bíblia: “Eu sou a ressurreição e a vida. João 11.25.

Palavra do dia... VIDA.





Lição 09 – Jesus ressuscita o filho da viúva

Texto Bíblico: Lucas 7.11-17


I - De professor para professor

•    Prezado professor, neste domingo o objetivo da lição é que a criança aprenda que Jesus tem poder para ressuscitar as pessoas.

•    A palavra-chave deste domingo é “vida”. No decorrer da aula diga: “Ele tornou a viver”.

•    Ensine os pequenos a compreenderem o que é ressurreição.

II – Para refletir

O Mundo precisa de servos, de pessoas como Jesus que “não veio para ser servido, mas para servir”. Ele escolheu a remota Nazaré, em vez da importante Jerusalém, a carpintaria de seu pai em vez de um palácio com colunas de mármore, e três décadas de anonimato em vez da popularidade.

Jesus veio para servir. Ele escolheu a oração em lugar do sono, o deserto em lugar do Jordão, apóstolos irascíveis em lugar de anjos obedientes. 

Eu teria ficado com os anjos. Se pudesse escolher, teria formado meu time de apóstolos com querubins e serafins, ou com Gabriel e Miguel, testemunhas oculares do salvamento do mar Vermelho e das fogueiras cadentes do monte Carmelo. Eu teria escolhido os anjos.

Mas Jesus não. Ele escolheu pessoas: Pedro, André, João e Mateus. 

Quando tiveram medo da tempestade, Ele a acalmou. Quando não tinham moedas para pagar imposto, Ele as forneceu. Quando não tinham vinho para uma festa de casamento, Ele forneceu. E quando a morte chegou ao amigo e ao filho de uma viúva, Ele os trouxe a vida.

Texto adaptado do livro: Graça para o momento Vl.II, CPAD.

III - Conversando com o professor

As crianças em idade pré-escolar estão caminhando para a idade dos jogos. Anteriormente, podemos dizer que estavam na fase de pré-jogos, pois não estavam social ou mentalmente prontas para a cooperação exigida nos jogos. Contudo, durante o jardim de infância, desenvolvem imensamente as habilidades necessárias para terem uma boa participação neles.

Texto extraído do livro: Como Ensinar Crianças do Jardim de Infância, p.129,CPAD.

IV – Sugestão

Jogo da Frase. Recorte várias gravuras de pessoas ou itens das lições bíblicas. Por exemplo, viúva, Jesus, menino, caixão, uma pessoa chorando, mãe e filho se abraçando... Cole-os em pedaços de cartolina iguais. Vire-os ao contrário, embaralhe-os e chame uma criança para escolher dois cartões. Ela deverá formar uma frase, usando as duas palavras dos cartões escolhidos. Depois disso, deverá recolocar os cartões no lugar e misturá-los novamente, antes de chegar a vez da próxima criança.

Maternal - Lição 09: Eu gosto de falar de Jesu

Maternal - Lição 09: Eu gosto de falar de Jesus.
Texto Bíblico: Atos 9:15; 13.1-5
Objetivo: Que as crianças aprendam que podemos falar de Jesus para nossos amigos que ainda não o conhecem.
Versículo para memorizar: "pois  não podemos deixar de falar...." Atos 4:20

Palavra chave: Falar




Lição 09 – Eu gosto de falar de Jesus

Texto Bíblico: Atos 9.15;13.1-5


I - De professor para professor

•    Prezado professor, neste domingo o objetivo da lição é que a criança aprenda a falar de Jesus para aqueles que não o conhecem.

•     A palavra-chave deste domingo é “Falar”. No decorrer da aula diga: “Eu gosto de falar de Jesus”.

•     Ensine os pequenos a compartilharem as Boas Novas de Salvação.

II – Para Refletir

As Boas Novas sobre Jesus Cristo devem ser compartilhadas, pois não há notícia mais importante. Não devemos nos esquecer daqueles que padecem sem elas. Não devemos nos preocupar tanto com a nossa fé ao ponto de não partilhar com os que estão à nossa volta. Nossas “boas novas”, não devem aguardar até a luz da manhã.

Texto adaptado da: Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, CPAD.

III– Regras prática para professores

As crianças precisam ser cuidadosas e compassivas em relação aos outros. Mostre às crianças como reagir de forma compassiva a alguém – irmãos ou amigos – que está ferido ou aflito. A primeira questão levantada quando alguém se fere durante uma brincadeira é achar de quem é a culpa. Ajude as crianças a se preocuparem primeiro com o machucado ou aflição da pessoa. Quando você insiste que primeiro se deve lidar com os sentimentos e com pedidos de desculpa, a culpa deixa de ser um problema.

Texto extraído do livro: Ensine Sobre Deus Às Crianças. P.84, CPAD.

IV – Atividade

Você vai precisar de cartolina branca, palitos de picolé e caneta hidrográfica vermelha.

Desenhe na cartolina e depois recorte silhuetas de boca. Faça os traços com a caneta hidrográfica vermelha.

Na parte de trás escreva o versículo da semana.

Fixe o palito de picolé na lateral da boca.

Entregue-as para as crianças e peça-as para repetirem o versículo.

18 de nov. de 2013

Pré-Adolescente - Lição 08: Quem confia, vence!

Pré-Adolescente - Lição 08: Quem confia, vence!
Texto bíblico: Números 14.3-9
Objetivo: Mostrar que quem confia em Deus vence.   Apontar que Josué confiou  na vitória prometida por Deus;    Discutir se a duvida gera desânimo
Versículo para memorizar: “Quando estou com medo, eu confio em ti, ó Deus Todo-poderoso”   Salmos 56.3

Palavra Chave:  Duvidar



Lição 8- Quem confia Vence!

Texto Bíblico: Números 14.3-9


[...] A referência da maioria dos espiões a gigantes e também à terra que devora os seus moradores, estava baseada na observação de casos isolados.

Neste caso, o relatório era falso. É óbvio  que nem todos os habitantes  eram dessa altura e nem toda a terra era estéril e desolada. Tratava-se meramente de escolher a evidência que quiseram enfatizar.

Os israelitas estavam propensos a acompanhar o espírito pessimista lançado pelos dez espiões; começaram a murmurar como pessoas “rabugentas e descontentes” (Dt 1.27). Desta vez, a murmuração não foi somente contra Moisés e Arão, mas contra o próprio Deus: Ah! Se morrêramos na terra do Egito! 

Ou, ah! Se morrêramos nesse deserto! Temiam que as mulheres e as crianças fossem mortas pela espada desses gigantes. Com medo, propuseram uns aos outros: Levantemos um capitão e voltemos ao Egito.

Moisés, Arão, Josué e Calebe argumentaram com a congregação, dizendo que olhasse os fatores positivos que apoiavam o ponto de vista de que era possível ocupar vitoriosamente Canaã. Para dar peso ao julgamento e como expressão de profunda preocupação, Calebe e Josué rasgaram suas vestes, declarando: A terra é muito boa. Afirmaram que não havia razão para Israel não poder entrar: Se o Senhor se agradar de nós, então, nos porá nesta terra. 

Somente a rebelião e o medo poderiam derrotar o povo de Deus, ao passo que a obediência, a coragem e a fé eram os segredos da vitória.

Professor, converse com alunos, e explique que a vitória do crente está na obediência. A obediência nos dá ousadia e coragem. Ela evidência  a nossa fé em Cristo Jesus.

Bibliografia:
Comentário Bíblico Beacon, v1 p. 350-351. Rio de Janeiro: CPAD, 2005.

Juniores - LIÇÃO 8 – ISAÍAS, O PROFETA DE JESUS

Juniores - LIÇÃO 8 – ISAÍAS, O PROFETA DE JESUS
Texto Bíblico:Isaías 7.14; 9.6,7; 11.1-7
Objetivo Explicar que Isaías foi o profeta que mais falou sobre a vinda de Jesus aqui na terra, milhares de antes disso acontecer.
Exercitando a memória “Pois já nasceu uma criança, Deus nos mandou um menino que será o nosso rei. Ele será chamado de “Conselheiro Maravilhoso”, “Deus Poderoso”, “Pai Eterno”, “Príncipe da Paz”..” (Is 9.6).
Aplicação da Lição enfatize aos pequenos assim como nos dias do profeta Isaias, da mesma maneira hoje Deus pergunta: “Quem irá dizer as pessoas que meu Filho, o Salvador do mundo já nasceu?”
E quase ninguém responde como Isaias.  Pois assim como o profeta Isaías proclamou o nascimento de Jesus, nós também devemos contar para as pessoas sobre Jesus.





Lição 8- Isaías o profeta de Jesus


Texto Bíblico: Isaías 7.14; 9.6,7; 11. 1-7


Deus enviou a mensagem ao profeta Isaías para chamar de volta para si a nação de Judá e contar de sua salvação que viria através do Messias.

Isaías escreveu e falou principalmente em Jerusalém.

Às vezes é difícil dizer o que pensamos e conversar sobre o que nos interessa, porque tememos o que os outros poderão pensar.

Nos tempos bíblicos, um profeta era alguém que tinha a missão de falar por Deus. Os profetas tinham de anunciar a todos a mensagem de Deus, mesmo se as pessoas não quisessem ouvi-la. Tinham de contar a verdade, embora pudessem ser prejudicados por fazê-lo. Era preciso muita coragem para ser um profeta.

Isaías foi um grande profeta, ou porta-voz, de Deus. Ele falava sobre o pecado e advertia a todos de que seriam punidos por Deus, a menos que mudassem o modo de viver. Isaías tornou-se bastante impopular porque as pessoas não gostavam de suas mensagens. Mas não importava o que as pessoas pensassem dele, Isaías continuava obedecendo a Deus e espalhando a sua Palavra.

Professor, converse com seus alunos e explique que devemos sempre obedecer a Deus e anunciar o Evangelho, mesmo que as pessoas não gostem (Texto adaptado da Bíblia de Aplicação Pessoal da Adolescente)..

Primários - LIÇÃO 8 - O LIVRO ACHADO NO TEMPLO

Primários - LIÇÃO 8 - O LIVRO ACHADO NO TEMPLO
Texto Bíblico- 2 Reis 22.1-10; 23.1-3.
Objetivo: 
Ministre sua aula de forma que os alunos compreendam que somente na Bíblia encontraremos qual é a boa, perfeita e agradável vontade de Deus.
Frase do dia: A vontade de Deus está escrita na Bíblia.
Memória em ação “Tenho prazer em fazer a tua vontade, ó meu Deus! Guardo a tua lei no meu coração!”

Salmos 40.8.




Lição 8- O Livro achado no Templo

Texto Bíblico: 2 Reis 22.1-10; 23.1-3


Professor, peça para os alunos imaginarem que foram eleitos presidente de uma nação.

Pergunte quais leis eles gostariam de mudar? Como tentariam fazer do mundo um lugar melhor para viver. Peça para eles pensarem se isso acontecesse agora com eles, com apenas 8 anos de idade. 

Explique que foi isso que aconteceu ao menino Josias. Ele se tornou rei de toda a terra de Judá quando tinha apenas 8 anos de idade.

Não sabemos muito o que Josias fez quando tinha essa idade, mas um dia quando já estava com 25 anos, deu uma ordem:”Arrumem o Templo, a Casa de Deus”.
No meio da arrumação os homens que estava consertando o templo acharam o Livro da Lei. O rei Josias ordenou que todos ouvissem o que estava escrito naquele livro. Depois de ouvir o que dizia o livro, o rei mandou destruir todos os falsos ídolos e os altares levantados para eles.

Converse com as crianças que, assim como o rei Josias, nós também temos uma Bíblia. Pergunte como eles a tratam. Se eles a deixam pegando poeira na estante ou fazem a leitura diária?

(Texto adaptado da Bíblia de Aplicação Pessoal da Adolescente, CPAD).

Boa ideia!

Aproveite que a lição incentiva a leitura da Bíblia, e faça uma brincadeira com os alunos.

A brincadeira é a seguinte, quem encontra mais rápido texto bíblico. Você indicará um livro, um capítulo e um versículo da Bíblia, as crianças devem encontrar e ler em voz alta, vence aquele que encontrar primeiro.

Professor, se algum aluno ainda não tem um exemplar da Sagradas Escrituras, providencie um para ele.

Jardim de Infância - LIÇÃO 8 - JESUS CURA UM PARALÍTICO

Jardim de Infância  - LIÇÃO 8 - JESUS CURA UM PARALÍTICO
Texto Bíblico Marcos 2.1-12.
Objetivo Ao ministrar sua aula, seja claro e ensine a criança que nosso Deus é poderoso, e não existe pecado que Ele não possa perdoar. Apresente Deus como um grande amigo e que eles podem confiar e esperar nele.
 Aprendendo a Bíblia: “Um verdadeiro amigo é mais chegado que um irmão”. Provérbios 18.24.
Palavra do dia... AMIGO.






Lição 8- Jesus Cura um Paralítico

Texto Bíblico: Marcos 2.1-12


I - De professor para professor

•    Prezado professor, neste domingo o objetivo da lição é que a criança aprenda que somente Jesus perdoa nossos pecados.

•    A palavra-chave deste domingo é “Amigo”. No decorrer da aula diga: “Eu amo meus amigos”.

•     Ensine aos pequenos a ajudarem uns aos outros.



II - Saiba Mais 

Os amigos queriam que Jesus curasse seu amigo. Mas Ele não estava determinado a operar apenas a cura do corpo – Cristo também queria curar a alma.

Ele trabalha por partes, cuidando do físico e lidando com o espiritual. Curar o corpo é algo temporal; curar a alma é eterno. O pedido dos amigos é válido, mas tímido. As expectativas da multidão são grandes, mas não o suficiente. Eles esperavam que Jesus dissesse “eu curo você”, mas Ele disse “eu perdoo você”. Eles esperavam que Jesus cuidasse do corpo, pois era isso o que eles estavam vendo. Jesus opta por cuidar não apenas do corpo, mas também do espiritual, pois é isso o que Ele vê. Eles queriam que Jesus desse ao homem um novo corpo, de modo que pudesse andar. Jesus queria dar a graça, de modo que pudesse viver.

Texto extraído do livro: Ele Ainda Remove Pedras, CPAD.

III - Conversando com o professor

As crianças precisam ser cuidadosas e compassivas em relação aos outros. Mostre as crianças como reagir de forma compassiva a alguém – irmãos ou amigos – que está ferido ou aflito. A primeira questão levantada quando alguém se fere durante uma brincadeira é achar de quem é a culpa. Ajude as crianças a se preocuparem primeiro com o machucado ou aflição da pessoa. Quando você insiste que primeiro se deve lidar com os sentimentos e com pedidos de desculpa, a culpa deixa de ser um problema.

Texto extraído do livro: Ensine Sobre Deus Às Crianças. P.84, CPAD.

Boa ideia!

Você vai precisar de cartolina branca, fitas, cola colorida, tesoura e lápis preto.

Recorte retângulos de cartolina branca e dobre-os ao meio, fazendo um cartão.

Distribua o material solicitado para as crianças e peça para enfeitarem o cartão. Na parte interna do cartão escreva o versículo do dia.

Na frente deverá ser escrito o nome do amiguinho que a criança gostaria de presentear com o cartão. 

Maternal - Lição 08: Eu GOSTO DE AJUDAR

Maternal  - Lição 08: Eu GOSTO DE AJUDAR
Texto Bíblico: Mateus 9.1-8
Objetivo: Que as crianças aprendam o quanto é bom e importante ajudar as pessoas.
Versículo para memorizar: " Porque nós somos cooperadores de Deus” I Coríntios 3.9
Palavra chave:  Ajudar



Lição 8- Eu Gosto de Ajudar


Texto Bíblico: Mateus 9.1-8


I - De professor para professor

•    Prezado professor, neste domingo o objetivo da lição é que a criança aprenda que devemos ajudar as pessoas.

•     A palavra-chave deste domingo é “ajudar”. No decorrer da aula diga: “Eu gosto de ajudar”.

•     Ensine aos pequenos a ajudarem uns aos outros.

II – Para Refletir

 “Os que semeiam em lágrimas segarão com alegria. Aquele que leva a preciosa semente, andando e chorando, voltará sem dúvida com alegria, trazendo consigo os seus molhos” (Sl 126. 5-6). A semeadura é uma tarefa difícil, mas a colheita é gratificante, Semear a Palavra de Deus nos corações e pensamentos dos pequeninos é uma oportunidade ímpar, mesmo que tenha que enfrentar algumas dificuldades. O Senhor da Seara estará contigo. Ele é o mais interessado nesta batalha e dará condições pra você prosseguir. Confie no Senhor!

II– Regras prática para professores

Uma das mais importantes aprendizagens infantis durante o maternal se encontra na área sócio-emocional. 

Nesta faixa etária, a criança é em grande parte um indivíduo autônomo, nos primeiros estágios de se tornar uma criatura social. Seu mundo egocêntrico começa a se abrir um pouco e de maneira crescente passa a perceber os outros. Embora não seja verdadeiramente sensível às necessidades dos outros, pode ser ensinado de várias formas a responder aos outros. As experiências em grupo são valiosas para as crianças nesse estágio de desenvolvimento.

Texto extraído do livro: Como Ensinar Crianças do Maternal. P.43, CPAD.

IV – Atividade

Você vai precisar de cartolina, barbante, cola, purpurina ou glitter, tesoura e caneta hidrográfica.

Recorte retângulos de cartolina e escreva a seguinte frase:“nome do aluno é cooperador de Deus”.

Solicite que as crianças cubram o nome com glitter ou purpurina. 

Fixe o barbante no retângulo e entregue o “cordão” na saída, repetindo a frase com os alunos.

12 de nov. de 2013

95 ANOS AD/PB

Eu também faço parte desta história... Agradeço ao meu Deus pelo revestimento de poder, pelo batismo com o Espírito Santo do meu filho Victor e o meu (Mãe e filho) no mesmo dia... Eita Gloria!!!
  







Pois contra Jacó não vale encantamento, nem adivinhação contra Israel; neste tempo se dirá de Jacó e de Israel: Que coisas Deus tem realizado! Números 23:23

VEJAM O QUE DEUS TEM FEITO!

Pré-Adolescente - Lição 07 - Escolha AMAR

Pré-Adolescente - Lição 07 -  Escolha  AMAR
Texto bíblico: 1Coríntios 13.1-7
 Objetivos: Ensinar a importância dos alunos demonstrarem amor as pessoas;
Fazê-los recordar que devemos pedir ajuda a Deus quando achar difícil amar.
Versículo para memorizar:”Amem os seus inimigos e façam o bem para todos os que odeiam vocês.” Lucas 6.27b, 28a
 A palavra do Dia: AMAR






Subsídios CPAD Fonte: http://www.cpad.com.br/escoladominical/

Lição 7- Escolha Amar

Texto Bíblico: 1Coríntios 13.1-7



No Novo Testamento, a palavra amor (que em algumas traduções é expressa como caridade) é ágape.

Ágape é um amor que está em completa harmonia com o caráter da pessoa que o exprime. Dessa forma, no Novo Testamento a palavra ágape expressa cuidado e compaixão por aqueles que são totalmente indignos.

Era um amor dedicado aos outros sem qualquer expectativa de beneficio ou recompensa, um sentimento supremo e redentor, e só poderia vir de Deus. Sua maior expressão foi revelada na cruz de Cristo. Ele passaria a ser uma marca registrada especial de todos os cristãos.

“O maior dom” é o amor por que: É o dom mais essencial, é uma característica acentuada de Cristo, é o dom mais abrangente e é o dom mais permanente.

O amor representa a essência da vida cristã, e é absolutamente necessário (texto extraído do Comentário Bíblico Beacon, CPAD).

Prezado professor, talvez os seus alunos não saibam ainda a definição correta de amar. Aproveite essa lição e explique que amar é preocupar-se tanto por outra pessoa, a ponto de sempre fazer o que é melhor para ela.

Amar não é apenas querer ardentemente uma coisa, não é ter um sentimento de ternura ou estar apaixonado por alguém. Amor real é muito mais que isto. Lamentavelmente, a mídia e a sociedade confundem o real significado da palavra amor.

Leia com eles o texto de 1 Coríntios 13 (Texto adaptado da Bíblia da Adolescente, Aplicação Pessoal, CPAD). 

JUNIORES - LIÇÃO 7 – JOEL, O PROFETA DO ESPÍRITO SANTO

JUNIORES - LIÇÃO 7 – JOEL, O PROFETA DO ESPÍRITO SANTO
Texto Bíblico:Joel caps. 1-3
Objetivo: Explicar que Deus prometeu enviar o Espírito Santo, a fim de que recebêssemos pode para pregar o evangelho.
Exercitando a memória
“Porém, quando o Espírito Santo descer sobre vocês, vocês receberão poder e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria e até nos lugares mais distantes da terra.” (At 1.8 )
Aplicação da Lição enfatize aos “pequenos” que nos dias de Joel o povo achava que servir a Deus era apenas ir na igreja (templo) e oferecer cânticos e ofertas. Mas Joel lhes ensinou que não é assim. Deus quer que o amemos e nós demonstramos isso obedecendo Sua Palavra, que aliás, só nos ensina como viver melhor e sem problemas. Joel ainda ensinou que amar a Deus é afastar-se das coisas erradas, é viver de modo correto e digno diante da nossa família e nossos amigos.
 Enfatize aos “pequenos” que chegará o dia em que o Senhor Jesus virá do céu, para buscar aqueles que são fiéis a ELE, que o amam e demonstram isso em seu viver diário. E aqueles que querem viver de acordo com a vontade de Deus, recebem força e ajuda do Espírito Santo, e também poder para realizar milagres para que o Nome de Jesus seja engrandecido e adorado pelas pessoas.
Assim como Ele escolheu e capacitou o profeta Joel, ELE hoje procura pessoas que o amem e querem ser seu porta-voz. Você quer? Se sua resposta for sim. ELE te capacitará e te usará.






Lição 7- Joel, o profeta do Espírito Santo

Texto Bíblico: Joel 1–3


O livro de Joel foi escrito para advertir Judá (O Reino do Sul) do julgamento de Deus sobre os seus pecados e para instigá-los a retornarem para Deus. A mensagem deste livro foi dada em Judá e estava destinada ao povo dessa tribo.

Professor, pergunte as crianças como elas se sentem quando o professor chega na classe e avisa:Hoje é o dia do teste. Eles sabem que não têm para onde correr. O prazo esgotou – é hora do teste.

Explique aos alunos que Deus tem um prazo também – o momento quando Ele verá quem passou em seu teste. A Bíblia o chama de o Dia do Senhor. O profeta Joel escreveu muito em seu livro sobre o Dia do Senhor.

Ele estava avisando o povo de Judá de que o prazo de Deus se aproximava, então eles deveriam retornar para Deus, e adorá-lo, e obedecer-lhe. Aqueles que não passassem no teste de Deus seriam punidos.

Deus julga o pecado, Ele quer que nos acheguemos a Ele para buscar perdão, enquanto ainda há tempo. O senhor diz: ”Voltem-se para mim enquanto ainda há tempo. Entreguem a mim todo o seu coração”. Joel 2.12.

Boa Ideia
Você vai precisar de papel 40kg, caneta hidrográfica.

Escreva o versículo do dia no papel e faça cortes aleatórios formando um grande quebra-cabeça.

Distribua os recortes entre as crianças e peça - lhes para montarem o versículo. Após a montagem, eles devem recitar o versículo juntos.

Primários - LIÇÃO 7- O QUERIDO DE DEUS.

Primários - LIÇÃO 7- O QUERIDO DE DEUS.
Texto Bíblico: 2 Samuel 12.24,25; 1 Reis 1.5-40;2.1-4.
Objetivo: Ministre sua aula de forma que os alunos compreendam que obedecer aos pais é a perfeita vontade de Deus.
Frase do dia:
O filho obediente alegra os pais e agrada a Deus.
Memória em ação
“Filhos o dever cristão de vocês é obedecer sempre ao seu pai e á sua mãe, porque deus gosta disso”.
(Colossenses 3.20).





Lição 7- O “Querido Deus”

Texto Bíblico: 2 Samuel 12.24,25; 1 Reis 1.5-40;2.1-4


Texto Bíblico: 2 Samuel 12.24,25; 1 Reis 1.5-40;2.1-4

Muitos vão para escola, passam anos estudando e adquirem muito conhecimento, mas não têm sabedoria. A sabedoria não se adquire numa sala de aula ou numa biblioteca. Ela se encontra em Deus. Ele é a fonte da sabedoria. “É o Senhor quem dá sabedoria; a sabedoria e o entendimento vêm dele” (Pv 2.6).

 A sabedoria é uma capacidade especial dada por Deus que nos faz discernir entre o certo e o errado. Quem deseja encontra - lá precisa pedir a Deus em oração. “Mas, se alguém tem falta de sabedoria, peça a Deus, e ele a dará porque é generoso e dá com bondade a todos” (Tg 1.5).

A sabedoria é um tesouro precioso que precisa ser bem guardado. Quem a abandona fica desprotegido, mas quem não se afasta dela é recompensado. Ela precisa ser utilizada diariamente (Texto adaptado da Revista de Mestre/ Adolescentes 5).

Boa ideia!

Você vai precisar de cartolina branca, caneta hidrográfica e recortes de jornais e revistas.
Faça uma vertical dividindo a folha ao meio e escreva as seguintes frases (uma de cada lado): “Agindo com Sabedoria” e “Agindo sem sabedoria”

Depois, fixe a cartolina no mural.

Entregue às crianças os jornais e as revistas; elas devem procurar imagens que ilustrem perfeitamente as frases, recortá-las e colá-las na cartolina.

Jardim de Infância - LIÇÃO 7- JESUS CURA UM CEGO.

Jardim de Infância - LIÇÃO 7- JESUS CURA UM CEGO.
Texto Bíblico João 9 1-12.
Objetivo Ao ministrar sua aula à criança deve ter a certeza que Deus não mudou, assim como Ele curava no passado, hoje continua curando todas as enfermidades.
Aprendendo a Bíblia Eu, o filho do homem, tenho poder na terra para perdoar pecados. Mateus 9. 6.

Palavra do dia... PERDÃO.



Lição 7- Jesus cura um cego

Texto Bíblico: João 9.1-12


I - De professor para professor

•    Prezado professor, neste domingo o objetivo da lição é que a criança aprenda que Jesus continua curando enfermidades.

•     A palavra-chave deste domingo é “perdão”.

No decorrer da aula diga: “Jesus tem poder para perdoar pecados”.

•     Ensine aos pequenos a confiarem em Jesus.

II - Saiba Mais

Algumas crianças do jardim de infância têm uma experiência pessoal com Cristo tão genuína quanto outras mais velhas. Contudo, a maioria delas experimenta a salvação um pouco mais tarde. Isto não impede que cresçam dentro da vontade de Deus. Não devemos vê-las como pecadores, vivendo em degradação, distantes de Deus. As crianças que são muito jovens para aceitar a Cristo também são muito jovens para rejeitá-lo.

Texto extraído do livro: Como Ensinar Crianças do Jardim de Infância, p 32. CPAD.

III - Conversando com o professor

“Fé é confiança no que os olhos não podem ver. Os olhos veem o leão rondando.

A fé vê o anjo de Daniel
Os olhos veem a tempestade.

A fé vê o arco-íris de Noé.

Os olhos veem gigantes. A fé vê Canaã.

Seus olhos veem seus pecados. Sua fé vê o seu Salvador.

Seus olhos veem sua sepultura.

Sua fé, a cidade cujo construtor é Deus.

Seus olhos fitam o espelho e veem o pecador, o fracassado, o quebrador de promessas. Mas pela fé você se olha no espelho e vê um pródigo vestido num manto, com o anel da graça no dedo e um beijo do Pai na face”

Texto extraído do livro: Seguro nos Braços do Pastor, CPAD.

IV - Sugestão

Você vai precisar de cartolina vermelha, linha de naylon e caneta hidrográfica preta.

Desenhe e recorte na cartolina vermelha um coração médio e outros pequenos.

No coração maior escreva a seguinte frase: “Jesus tem poder para perdoar pecados”.

Nos corações pequenos escreva o nome dos alunos.

Depois amarre fios de naylon nos corações pequenos e depois prenda-os no maior  formando um móbile.

Apresente-os as crianças e leia a frase com eles. Encerre com uma oração.

Maternal - Lição 07 - Eu amo a minha igreja.

Maternal - Lição 07 - Eu amo a minha igreja.
Texto Bíblico: João 2:13-25
Objetivo: Que as crianças aprendam a amar e ter uma atitude respeitosa na casa de Deus.
Versículo para memorizar: " Vamos à casa do Senhor." Salmos 122.1

Palavra chave: Igreja






Lição 7- Eu amo minha igreja

Texto Bíblico: João 2.13-25


I - De professor para professor

•    Prezado professor, neste domingo as crianças aprenderão que devem amar a Casa de Deus.

•    Recapitule a lição anterior. Pergunte o que elas aprenderam.

•    A palavra-chave que trabalharemos neste domingo é “igreja”. No decorrer da aula, repita a frase: “Eu amo minha igreja”.


II – Para refletir

Faça bem feito. Copie do modelo que Deus lhe pôs no coração. Pinte com amor. Recorte sem preguiça. Estude com boa vontade. Memorize com afinco.

Treine com empenho. Prepare-se com disciplina. Ore com sacrifício. Jejue com renúncia. Ensine com humildade. Elogie com sinceridade. Corrija com o coração. Faça com a força e a sabedoria que vem do Dono da obra. E um dia você ouvirá dizer: ”Bem está, servo bom e fiel. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu Senhor’ Mt 25.21”.

III – Regras prática para professores

Colagem! As crianças podem trabalhar com autonomia, se os materiais estiverem ao seu alcance e os procedimentos forem ensinados apropriadamente.

Primeiramente, providencie que cada criança receba um pouco de cola num pedaço de papel ou num pote pequeno e um pincel. Os pincéis para uso com cola são difíceis de encontrar, mas as crianças conseguem manuseá-los com facilidade. Não espere que consigam trabalhar com vidros de cola. Melhor do que adquirir vidros de cola para cada criança é comprar um vidro grande. Ensine as crianças a passarem a cola com o pincel no verso daquilo que querem colar, colocar sobre o papel e pressionar.

Texto extraído do livro: Como Ensinar Crianças do Maternal, p.60-61. CPAD.

IV - Sugestão

Você vai precisar de: Papel pardo, cola, recortes de objetos utilizados na igreja e canetas hidrográficas.

Na parte superior da folha de papel pardo escreva a seguinte frase: “Na Casa de Deus tem:”

Fixe o papel pardo no mural peça às crianças para colarem as figuras dos objetos utilizados na igreja (Bíblia, mesa, cadeira, púlpito...) no painel.

Lembrando sempre a elas que devemos cuidar de tudo que há na igreja.