PRÉ-ADOLESCENTES
SUMÁRIO:
Lição 01: Quem sou eu?
Revista 5 - 1º trimestre 2014
Tema –CONHECENDO
MELHOR A SI MESMO E AOS OUTROS
SUMÁRIO:
Lição 01: Quem sou eu?
Lição 02: Adolescer sem aborrecer.
Lição 03: Eles e Elas.
Lição 04: Sob Controle.
Lição 05: Qualidades versus defeitos.
Lição 06: Sob influência.
Lição 07: Você tem o seu valor.
Lição 08: Amigos da fé.
Lição 09: Não sou rebelde.
Lição 10: Eu e minha casa.
Lição 11: Sem Estresse!
Lição 12: Duvidar, por quê?
Lição 13: Meu corpo morada de Deus.
Lição 01: Quem sou eu?
Texto bíblico:
Salmos 139.1,2,4-6, 13-16
Objetivos:
Expressar seu conhecimento de si mesmo;
Analisar, com tranqüilidade, a turbulência e os conflitos de
sua idade.
Enfoque bíblico:
"Tudo neste mundo tem o seu tempo; cada coisa tem a sua ocasião". (Eclesiastes 3.1)
PALAVRA DO
DIA
é :TRANSFORMAÇÃO
Subsídios CPAD Fonte: http://www.cpad.com.br/escoladominical/
Lição 1 - Quem sou eu?
Texto Bíblico: Salmos 139.1,2,4-6, 13-16
A adolescência é um termo relativamente novo para essa fase da vida. A ideia popular e difundida de juventude não começou antes da primeira Guerra Mundial. Foi resultado de três mudanças sociais na América: leis da educação, que ordenaram que as crianças frequentassem a escola até uma certa idade, leis sobre o trabalho infantil que impediam o trabalho de adolescentes em tempo integral; e leis sobre a delinquência juvenil, que distinguiram adolescentes de adultos.
Antes dessas mudanças em nossa sociedade, a adolescência não existia, assim como não existe em muitas culturas ainda hoje. As crianças iam diretamente para a idade adulta quando entravam na puberdade.
Algumas principais mudanças da vida acontecem na adolescência. Por exemplo, o sistema reprodutivo de um adolescente se torna ativo; ele cresce fisicamente para alcançar a forma física do adulto; adquire habilidade para pensar abstratamente; transfere a lealdade antes devotada aos pais para os colegas; desenvolve sua própria identidade, e sua fé em Deus torna-se muito pessoal. Todos os aspectos de seu ser são afetados pela mudança. Essas mudanças começam a surgir no início da adolescência.
Como os adolescentes de hoje enfrentam pressões inacreditáveis, precisam e desejam que os adultos os ouçam e os levem a Deus, que é especialista em situações impossíveis. Uma dessas pessoas importantes pode ser você, professor. Esforce-se em compreender, entender e trabalhar com os adolescentes de uma maneira eficaz.
Bibliografia
JOHNSON, Lin. Como Ensinar Adolescentes: descubra a alegria de trabalhar com eles, pp. 12,13, 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD,2003.
Antes dessas mudanças em nossa sociedade, a adolescência não existia, assim como não existe em muitas culturas ainda hoje. As crianças iam diretamente para a idade adulta quando entravam na puberdade.
Algumas principais mudanças da vida acontecem na adolescência. Por exemplo, o sistema reprodutivo de um adolescente se torna ativo; ele cresce fisicamente para alcançar a forma física do adulto; adquire habilidade para pensar abstratamente; transfere a lealdade antes devotada aos pais para os colegas; desenvolve sua própria identidade, e sua fé em Deus torna-se muito pessoal. Todos os aspectos de seu ser são afetados pela mudança. Essas mudanças começam a surgir no início da adolescência.
Como os adolescentes de hoje enfrentam pressões inacreditáveis, precisam e desejam que os adultos os ouçam e os levem a Deus, que é especialista em situações impossíveis. Uma dessas pessoas importantes pode ser você, professor. Esforce-se em compreender, entender e trabalhar com os adolescentes de uma maneira eficaz.
Bibliografia
JOHNSON, Lin. Como Ensinar Adolescentes: descubra a alegria de trabalhar com eles, pp. 12,13, 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD,2003.
Howdy! I'm at work browsing your blog from my new iphone 4!
ResponderExcluirJust wanted to say I love reading through your blog and look forward to all your posts!
Carry on the superb work!
Feel free to surf to my web site ... Monica Modas