Páginas
26 de mai. de 2008
CONVERSANDO COM DEUS
ENSINANDO AS CRIANÇAS O QUE É:
Adoração Confissão Agradecimento Suplica
Estas palavras podem ser usadas para ensinar às crianças quatro aspectos da oração. Comece dizendo à criança que...
Orar é conversar com Deus, seu Pai Celestial. Ao 1er a Bíblia, a carta de amor de Deus para você. é Ele quem fala. Mas. Deus quer Que você também converse com Ele. Damos abaixo quatro assuntos para você conversar com Deus.
ADORAÇÃO
Adoração é o grande amor e respeito que você tem por Deus. Ele merece sua afeição porque é santo (perfeito sob todos os aspectos e foi Ele Quem fez todas as coisas-inclusive você (Sahno 95:1-6)). Você adora a Deus ao se alegrar com tudo que Ele é e ao dizer a Ele como é maravilhoso. Você pode dizer: “Deus. 0 Senhor é o Criador maravilhoso. Eu o amo por ser Todo-poderoso. “Eu o amo por ser perfeito”. Passe algum tempo adorando a Deus.
CONFISSÃO
A segunda palavra vai ajudar você a lembrar-se de confessar 0 seu pecado a Deus. Se permanecer no pecado e não falar sobre Ele com Deus, Ele não vai ouvir a sua oração (Salmo 66: 18), Confessar é mencionar o seu pecado e reconhecer Que agiu mal (1 Jo 1:9). Diga a Deus: "Confesso que agi errado quando (cite o pecado). Ele promete perdoá-lo. Quando você confessar o seu pecado. Sempre que perceber que agiu erradamente. Converse com Deus sobre isso.
AGRADECIMENTO
Agradeça e diga a Deus que aprecia o que possui, quem você é e o que Ele Ihe deu ( filipenses 4:6). Diga: "Obrigado, Deus, por minha família. Obrigado pelo alimento que como. Obrigado por me fazer como sou. E. acima de tudo, obrigado por enviar Jesus para pagar pelo meu pecado na cruz", Agradecer a Deus deve ser parte importante do seu tempo com Ele.
SUPLICA
Não deixe de incluir a suplica quando conversar com Deus. Suplicar significa pedir de maneira humilde. Deus quer que você converse com Ele sobre as necessidades, de outras pessoas (Efésios 6:18). Ore pela sua família e amigos quando estiverem doentes ou sofrendo. Ore para que seus amigos não salvos aceitem Jesus como Salvador e se tornem membros da família de Deus. Seus amigos salvos precisam Que você peça a Deus para ajudá-los todos os dias, Deus quer também Que você apresente a Ele as suas necessidades e desejos (João 15:7).
Quando tiver o seu momento devocional com Deus cada dia, leia a Bíblia, permitindo que Deus fale com você. Pense depois nas palavras adoração confissão, agradecimento e suplica para lembrar do Que conversar com Ele.
Fonte : BÍBLIA DE RECURSOS para o Ministério com CRIANÇAS – Pág 1421
A ORAÇÃO POR MEIO DA MÃO
23 de mai. de 2008
AS MÃOS TAMBÉM FALAM
Igreja Evangélica Assembléia de Deus
Discipulado lnfantil
As mãos também falam
Versículo para decorar: "Quem subirá ao monte do Senhor?... aquele que é limpo de mãos...” (SL 24:3, 4).
Texto: Lucas 10:30 a 35
Para começar: Você já parou para olhar as suas mãos? Como você diria que elas são? Já pensou na importância delas para 0 seu viver?É bom que você saiba que suas mãos podem mostrar para as outras pessoas quem você é.
Limpeza das mãos: É muito importante cuidarmos do asseio das mãos, lavando-as com regularidade, principalmente quando vamos comer, as unhas devem estar sempre limpas e cortadas, pois elas ajudarão na apresentação de nossas mãos, assim coma na nossa própria apresentação pessoa!
A beleza das mãos: assim coma a limpeza, a beleza das mãos não esta no fato de estarem bem cuidadas. A beleza das mãos esta no que você faz com elas para auxiliar 0 seu semelhante. Que lindas mãos aquelas do "Born Samaritano" que, estendendo-as, socorre um homem à beira do caminho onde fora abandonado por salteadores (explique o que significa salteador) coma se já não bastasse, leva aquele homem para um lugar onde pudesse ser assistido e, usando também a sua mão, retira do seu "bolso” o dinheiro para que a conta fosse paga. Este homem era apenas um samaritano (porque ele era da cidade de Samaria), entretanto, por usar as suas mãos para fazer 0 bem, ficou conhecido coma "Born Samaritano". Provérbios 31:20 diz: "Abre a sua mão ao aflito, e ao necessitado estende as suas mãos". As suas mãos serão bonitas à medida que você utiliza-Ias para praticar 0 bem. Ha. um ditado que diz: "Faça 0 bem sem olhar a quem".
A utilidade das mãos: já pensaram coma seria triste se não tivéssemos as nossas mãos? Mas, mesmo que assim fosse, teríamos que viver e procurar viver 0 melhor possível! Nos que temos as nossas mãos podemos com elas ajudar aqueles que estão desprovidos de visão guiando-as na travessia de uma rua, ou até mesmo num passeio. 0 que gostaria de destacar aqui é 0 trabalho que nossas mãos podem fazer pelas pessoas surdas-mudas. Você já ouviu falar na linguagem do silêncio? Pois bem, esta linguagem é feita com as mãos e tem com a finalidade a comunicação com aqueles que por um motivo ou outro não podem ouvir, ou não podem falar, ou nem uma e nem outra coisa. Com as nossas mãos podemos, através de sinais, mostrar-Ihes 0 amor de Jesus, 1er a Bíblia, orar, e até mesmo cantar. Não é maravilhoso vermos coma Deus provê recursos para servirmos uns aos outros com as nossas mãos?
Para terminar: Se há alguma coisa que você tenha feito com suas mãos e que você sabe que desagradou a Deus, confesse a Deus e peça perdão para que tendo-as limpas possa enfeita-Ias ainda mais com as boas ações. Faça de suas mãos instrumenta vivo para a transmissão do amor de Jesus.
FONTE: Revista Vivendo
ATIVIDADE RELACIONADA A LIÇÃO
Faça o desenho da sua mão aberta – agora escreva em cada dedo uma ação que você pode fazer com as mãos e que agradam a Deus. Pode pintar. Você deverá por em prática tudo o que você escreveu.
Deus te abençoe.
ENVOLVENDO AS CRIANÇAS EM MISSÕES
Ensinar missões às crianças è tão importante que você precisa abrir um espaço de tempo para isso. Considere separar dez minutos da aula da Escola Dominical ou um segmento de tempo com as crianças no serviço do meio da semana. À hora da aula na igreja com juniores è também uma Oportunidade excelente para ensinar missões. Permita que Deus use você para incentivar as crianças a se interessarem pelas pessoas que estão além dos limites do seu bairro. Estes são três elementos essenciais:
Fatos familiares. Aprenda 0 Maximo sobre os missionários que vai apresentar. Descubra 0 nome de cada membro da família e as idades dos filhos. Qual a data do aniversario deles? Quais os seus passatempos? Mostre fotografias recentes. conte de que forma cada um aceitou Cristo como Salvador.
Perspectiva Geográfica. Localize num mapa-múndi (ou do Brasil!) 0 pais (ou Estado) onde os missionários servem. Descubra como é o pais (Estado).
- Se você estivesse em (lugar) hoje, estaria tirando a neve das ruas ou plantando mandioca?
- Se você estivesse em (lugar) amanhã, estaria indo para a escola ou brincando em casa?
- Se estivesse em (Iugar) agora. estaria levantando, indo dormir ou almoçando?
Um cartaz comparando os horários, estações e climas ajudara as crianças a lembrar.
Cultura e costumes. Faça perguntas sobre a cultura e Costumes. Você pode perguntar sobre o tipo de casas, vestuário nacional. ambiente da cidade ou rural. lugares interessantes para visitar. Jogos que as crianças gostam etc. Por exemplo:
- Se você morasse onde (os missionários) moram, como seria a sua casa?
- Se você se vestisse como as pessoas desse país, (ou Estado) o que estaria usando?
Livros de turismo, na seção de viagens, das livrarias ou pela internet ajudarão você a fazer essas perguntas e outras.
As crianças mais velhas, da quinta ou sexta série, podem procurar informações e leva-las à classe na próxima aula.
Vida diária do missionário. Ajude as crianças a compreenderem o que os missionários fazem:
- Como é o dia deles?
- Como as pessoas estão recebendo a Palavra de Deus?
- Quais os alvos dos missionários?
- Do que eles gostam mais?
-0 que é mais difícil para eles?
Apresente historias de missionários, em cartazes, para a classe. (Para adquiri-las. escreva para a Editora da APEC Caixa Postal 20.244. São Paulo-SP. CEP-04038-990. ou procure a livraria da APEC, em sua cidade.) Pare a lição num ponto interessante e diga: “Vocês vão ter de esperar até a próxima semana para saber o que aconteceu”.
Inspire as crianças com histórias do presente. Confirme se você está na lista de oração pelos missionários. As cartas de oração dos missionários manterão você informado sobre as coisas interessantes que acontecem com eles.
Escreva para os seus missionários e peça testemunhos sobre como Deus esta trabalhando para suprir suas necessidades; como Ele esta fazendo uso deles para levar outros a Cristo; corno Ele os está protegendo nos momentos de perigo, e como os esta encorajando por meio da Palavra. A seguir, conte esses incidentes como_ fossem uma historia lida num livro. Deixe que as crianças vejam que Deus esta em ação hoje!
Telefone ao seu missionario no seu campo de trabalho. Uma chamada internacional é muito menos dispendiosa do que você pensa. As crianças podem arranjar 0 dinheiro para a chamada. Ajude-as a planejar a conversa. Você talvez possa preparar um cântico especial e um versículo bíblico para recitar enquanto o missionário esta no telefone. Se possível ligue a linha telefônica a um alto-falante para que todas as crianças possam ouvir a conversa. Uma experiência dessas será inesquecível para as crianças e um verdadeiro encorajamento para os servos de Deus num lugar distante.
As crianças podem orar. Ajude-as a orar especificamente por; ·.
- Sustento financeiro para ajudar os missionários a permanecerem no campo
- Êxito em levar outros a Cristo. Corações amorosos para se entenderem com 0S outros missionários.
- Tempo para 1er a Palavra de Deus e obedecer·lhe. 1
- Boa saúde.
- Necessidades familiares
- Necessidades atuais dos missionários
Se possível, dê a cada criança um cartão de oração missionária para levar para casa, Desafie as crianças a orarem fora da classe, ou talvez até organizarem grupo de oração. Não deixe de compartilhar as respostas à oração.
As crianças podem escrever cartas. Use uma de suas aulas para escrever cartas em classe. As crianças podem
- Descrever sua família e situações escolares.
- Contar aos missionários que estão orando por eles.
- Listar as coisas pelas quais estão orando.
- Citar os versículos que, estão aprendendo e como estão fazendo uso deles.
- Contar as maneiras como estão ganhando dinheiro para ajudar o missionário. '
- Desenhar algo nas cartas para os missionários.
As crianças podem dar do seu próprio dinheiro (provérbios 3; 9) Faça um projeto especifico para a contribuição delas - algo que a criança possa relacionar-se: ajudar \um missionário a comprar um carro (ou parcela do carro para a1vos menores), fornecer Bíblias para as crianças onde o missionário trabalha ajudar com dinheiro para as viagens Cartazes tipo "Atinja-o-alvo" podem ser usados para visualizar como o dinheiro para os missionários será utilizado e quanto foi dado.
As crianças podem ser testemunhas – as que vivem para 0 Senhor e contam a outros sobre Ele. Dessa forma elas podem preparar-se para a vida missionária no caso de Deus as chamar. As jovens testemunhas devem:
- Interessar· se sinceramente por outras pessoas.
- Aprender a orar, pedindo coragem: "Senhor, ajuda-me a ser corajoso para falar com o Marcos e fazê-lo ver que ele precisa realmente do Senhor".
- Conhecer versículos sobre a Salvação e como encontrá-los na Bíblia.
- Peça para as crianças compartilharem seu testemunho da Salvação na classe para que se sintam mais à vontade ao testemunhar.
- Peça para apresentarem 0 Livra Sem Palavras, um de cada vez.
Como tarefa de casa, entregue a cada criança um folheto sobre a Salvação e encoraje-as a dá-lo a um amigo, explicando a mensagem do Evangelho.
Pense Nisso:
Compartilhar informação com uma criança, toca a sua mente.
Dar inspiração a uma criança, toca o seu coração.
Conseguir envolvimento por parte da criança, toca a sua vontade.
NÃO SERIA MARAVILHOSO SE UMA CRIANÇA DA SUA CLASSE RESPONDESSE AO CHAMADO DE DEUS PARA SER UM MISSIONÁRIO?
Fonte: BÍBLIA DE RECURSOS PARA O MINISTÉRIO COM CRIANÇAS – APEC PÁGS 1359, 1360 E 1361.
22 de mai. de 2008
ENSINANDO AS CRIANÇAS A ADORAR
O PRIMEIRO PASSO PARA ADORAR É ACEITAÇÃO AGRADECIDA DO PRESENTE DE DEUS PARA NÓS. A maneira de mostrar a Deus que nós o compreendemos e apreciamos, é aceitar com gratidão o pagamento que Ele fez pelos nossos pecados quando enviou Seu Filho para morrer na cruz. Se aceitarmos Jesus como Salvador, o próprio Senhor virá viver em nós, e compreenderemos como Deus é verdadeiramente grande e bom. Depois disso é que começa a verdadeira adoração.
Adorar é bom! Os que fazem da adoração uma parte de sua vida diária, descobrem o segredo de uma alegria verdadeira e duradoura (Salmo 91:1, 2; Isaías26: 3).